03 de Fevereiro de2025


Área Restrita
icon facebook icon instagram icon twitter

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017, 13:54 - A | A

Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017, 13h:54 - A | A

CONQUISTA

Matutada recebe visita de Secretário Estadual de Educação

Ponto de Cultura também foi destaque em publicação recente.

Paulo Pietro
Campo Verde

O Ponto de Cultura Matutada de Campo Verde, um dos principais espaços culturais do município, foi comtemplado por um edital do Governo do Estado, através de verbas do Ministério da Agricultura, como um dos escolhidos a receber incentivos para continuidade do trabalho relevante prestado a comunidade campo-verdense. Com  isso uma visita especial do Secretário de Cultura de Estado, Leandro Carvalho foi realizada na manhã da última quarta-feira (02).

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Quem está à frente deste projeto há muitos anos é Iolita Ferreira, uma mulher de fibra que se dedica as atividades culturais em Campo Verde desde o ano de 1999. Neste período milhares de crianças e adolescentes já passaram pelo projeto, que recentemente foi considerado um dos maiores transformadores de vidas do Brasil, em uma pesquisa realizada pelo Projeto Cultura Viva, que foi publicado em um livro sobre os pontos de cultura de diversos locais do país.

 

É através das danças folclóricas e da arte que Iolita realiza essa transformação, mesmo antes de morar em Campo Verde a agente social vem transformando vidas, cearense Iolita já morou no Estado de Maranhão e lá também realizava o Projeto Matutada, que deu continuidade em Campo Verde.

 

Apesar de muito tradicional no município, somente no ano de 2016, graças a uma parceira com o Sindicato Rural de Campo Verde, o Projeto ganhou uma sede no Parque de Exposições, o trabalho que funciona de maneira itinerante, necessitava deste espaço até mesmo para participar de editais como este que recentemente  foi comtemplado.

 

Iolita revelou que “é um satisfação ter esse projeto aprovado pelo edital público, para dar continuidade ao nosso projeto, em outras oportunidades já havíamos sido contemplados, mas houve uma descontinuidade. Foi uma honra receber o Secretário de Cultura de Estado pela primeira vez no nosso projeto, para conhecer de perto nossas atividades, por isso agradecemos muito ao Leandro Carvalho e também as demais autoridades do município que estiveram presentes a essa visita, a imprensa que sempre nos atende, para prestigiar esse esforço conjunto.”

 

Com esses recursos o Ponto de Cultura Matutada pretende incrementar suas atividades, hoje eles atendem aproximadamente 30 adolescentes no projeto, “mas com esse recurso pretendemos realizar mais atividades e aumentar o nosso número de alunos, todo os anos nós participamos do Festrilha, um festival estadual de quadrilhas juninas, mas sempre com uma desigualdade muito grande diante as outras instituições, com esse recurso vamos poder disputar em 2018 em condições de igualdade com os demais participantes e quem sabe conquistar um bom resultado para Campo Verde,” explicou Iolita.

 

Apesar de ser comtemplada com as verbas do Ministério da Educação, o ponto também precisa de ajuda e possui toda à documentação necessária para que os empresários de Campo Verde possam deduzir seus impostos de renda em doações ao Projeto, o que segundo Iolita está muito complicado de acontecer no município, pois mesmo com inúmeras vantagens os empreendedores da cidade ainda não tiveram essa consciência, de que é importante ajudar os projetos sociais locais.     

 

                                    

VÍDEO

Comente esta notícia

IOLITA FERREIRA SANTOS 03/08/2017

Agradecemos a você Paulo Pietro, jornalista, repórter e editor do Jornal o Diário de Campo Verde pelo interesse em acompanhar e divulgar as ações da nossa instituiçlão Grupo Cultural Folclórico Matutada que é Ponto de Cultura. GRATIDÃO. Realmente ficamos muito felizes com vista do Secretário de Estado de Cultura Leandro Carvalho Carvalho, e parte da equipe da SEC/MT, ontem pela manhã. Primeiramente na minha residencia/Sede da Matutada, e em seguida no espaço onde acontece as ofinas culturais. Agradecemos Também a presença da Presidente do CMDCA senhora Izabel Cristina Gutierrez, que estava companhda da Secretária Municipal de Assistência Social de Campo Verde senhora, Rosilene Sanguini Schroeter, Adair Hanzen Mobilizador do Sindicato Rural e parceiro da Matutada, Fátima Conti Ferreira Pinto, Superivsora de Cultura, e o Sr. Lino Coordenador de atividades culturais e professor de danças do município também se fizeram presentes. Obrogada a todos pelo comparecimento e apoio à visita do Secretário.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]