Há exatamente uma semana representantes do SINFRA- Secretária de Infraestrutura do Estado, estivem em Campo Verde para apresentar o projeto e anunciar o inicio das obras da reconstrução da rodovia e fim do problema da erosão da MT-140.
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Na ocasião a Superintende de Execução e Fiscalização do SINFRA, Paula Janaína Fenerich, explicou como seria o projeto e disse que por se tratar de uma obra emergencial ela teria inicio no prazo de uma semana, o que realmente aconteceu, mas de forma muito tímida.
Nesta manhã estivemos no desvio da erosão da MT-140 e constatamos que o buraco estava ainda maior, mas havia no local uma escavadeira hidráulica, operada por um único profissional. Em loco podemos constatar qual seria a função inicial dos trabalhos, a principio estão sendo realizadas valas para que a água escoe antes do inicio e final da erosão, ainda uma barreira de terra nas encostas da erosão, para que as águas pluviais não caiam diretamente no buraco, causando ainda mais estragos. Por outro lado à pista que já está estreita, passando somente um veículo por vez, deve ficar ainda menor especificamente no local. É provável que a pista seja alargada, tomando mais uma parte da plantação milho existente na localidade.
Fica claro porém que está é uma medida paliativa para tentar conter a erosão no local mais crítico, uma barreira de terra sedimentada não irá conter a força da chuva, já que o próprio escoamento de água anteriormente realizou todo o estrago no local.
Quem deve realizar a obra mais “pesada” realmente no cerne do problema, deve ser uma empresa terceirizada pela SINFRA, que segundo informações não oficiais estão acertando os últimos detalhes contratuais, para enviar mais equipamentos e mão de obra ao local até a próxima semana.