Integrantes do Movimento Sem Terra – MST, bloquearam a BR 070 sentido Cuiabá na manhã desta segunda-feira (23), a manifestação ocorre nas proximidades do posto Tio Maninho, e ao assentamento Dom Ozório. Os manifestantes buscam chamar a atenção do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra. Segundo os manifestantes o bloqueio não tem previsão de terminar.
Segundo um dos líderes do assentamento o vereador, Neison Costa Lima (Nei do Dom Ozório do PT) revelou, “os assentado se sentem esquecidos pelo INCRA-Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, pois muitos direitos não vem sendo respeitados como deveriam, por esse motivo os companheiros estão se mobilizando para alertar as autoridades sobre nosso problema. ”
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Duas principais reivindicações estão sendo colocadas pelos assentados como primordiais para o início do bloqueio:
A primeira seria o fomento do INCRA que para as mulheres tem o valor de R$ 9.400,00 e para os homens R$ 6.400,00, que segundo os manifestantes é direito e ajudaria muito os assentados em suas atividades na agricultura.
A segunda seria o desbloqueio dos assentados que já estão homologados no INCRA, para que eles possam realizar as operações como financiamento rural, entre outras atividades.
Os assentados ainda revelaram que o bloqueio tem início para começar, mas não para terminar, enquanto suas reivindicações não forem atendidas, somente em casos de emergência será permitido a passagem de veículos. O bloqueio vai valer para todos os veículos, tanto de passeio quanto de transporte.