Um investimento de R$ 577 mil feito pelo poder público parece ter sido feito em vão. O aparelho de mamografia entregue a população há aproximadamente seis meses, até o momento não foi utilizado. A não utilização do equipamento tem gerado diversas reclamações da população, que tem exposto o problema em grupos de redes sociais.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o aparelho de Mamografia DIGIMAMO D é totalmente digital, possui alta resolução de imagem, segurança, produtividade e design moderno incorporando os últimos recursos tecnológicos de eletrônica e software, para tanto foi investido no aparelho R$ 577 mil.
O equipamento foi instalado no Centro de Atendimento, Especialidades e Diagnósticos - CAED, e na época foi feita até a inauguração. Na ocasião aproveitando a proximidade da inauguração do centro de imagens, em uma sala anexa ao Hospital Municipal Coração de Jesus, que abriga o tomógrafo, no CAED (antigo prédio que abrigaria a UPA) foi a cerimônia de entrega do mamógrafo, que reuniu várias pessoas, autoridades e inclusive mulheres que estavam enfrentando a dura batalha contra o câncer.
O intuito da cerimônia foi de anunciar que o quanto antes as mulheres da cidade, tanto as que realizam um tratamento continuo, quanto as que precisam fazer os exames de rotina de tempos em tempos, não tivessem que se deslocar a Rondonópolis ou Cuiabá para realizar os exames, porém apesar do anúncio, esses exames, que são oferecidos pela SMS, nunca foram realizados na cidade.
Essa situação gerou cobrança por parte de pacientes, algumas que inclusive participaram da inauguração e queriam uma explicação sobre o não funcionamento do aparelho que nunca havia sido esclarecido até então. Segundo fontes ligadas a pasta, a situação que foi exposta gerou desconforto interno.
Questionada a Secretaria de Saúde, respondeu através de nota, encaminhada pela Assessoria de Imprensa. Segundo o órgão, falta apenas a finalização da estrutura física, de onde serão realizados os exames, bem como a chegada de mais um equipamento. “A Secretaria Municipal de Saúde já realizou a contratação e treinamento do tecnólogo em Radiologia, assim como, o credenciamento do médico Radiologista, visando o início da operacionalização do mamógrafo, já instalado no Complexo de Atendimento Especializado e Diagnóstico. Neste momento, a Secretaria aguarda a finalização da estrutura física, onde serão oferecidos os exames. A Secretaria já adquiriu os itens necessários para o uso do mamógrafo, porém ainda aguarda a chegada do aparelho negatoscopio, também fundamental para a visualização das imagens da mama”, diz parte da nota.
A previsão é que o equipamento chegue até o final deste mês para em outubro, iniciar a campanha do Outubro Rosa com o equipamento em funcionamento. “A Secretaria de Saúde vai iniciar a Campanha Outubro Rosa, dando ênfase nos exames preventivos de colo de útero e de mama, já com o mamógrafo em operação”, finaliza.
O câncer da mama é o que mais afeta as mulheres no Brasil e no mundo. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de 66.280 novos casos para cada ano de 2020 até 2022.
Por isso, falar sobre ele é essencial para lembrar a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura, e ajudar a promover uma vida mais saudável.