Nesta quarta-feira 28 à Juíza Eleitoral de Campo Verde, Carolina Schneider, convocou uma coletiva de imprensa para falar sobre como irá transcorrer as eleições no próximo domingo dia 02 de outubro em Campo Verde. Ela disse que até agora as coligações cumpriram quase com totalidade as leis eleitorais, “ foi muito tranquilo, uma propaganda ou outra que estava em desacordo, foram notificados e corrigiram. O balanço dessa eleição é positiva, não tivemos muito do que reclamar, acredito que o trabalho de conscientização foi muito bem feito.”
Especificamente para o dia da eleição, algumas regras serão estabelecidas, os colégios eleitorais estarão abertos as 7:30h, mas somente após as 8h os eleitores vão poder votar, o encerramento das eleições será as 17h. Então quem quiser procurar os horários que tiver menos fila, fique a vontade, mas não se esqueça do prazo de encerramento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Para quem vai somente justificar seus votos, além de poder usar qualquer sessão eleitoral, também poderá justificar em dois pontos de justificativa, localizados na praça João Paulo II e na Creche Amerecilda, no São Lourenço. Esses pontos só receberão justificativas.
Campo Verde também aderiu a campanha “Cidade Limpa”, para evitar o derrame de santinhos nas ruas e nos locais de votação. Se houver algum desses santinhos jogados dessa forma, eles serão recolhidos e a multa é de no mínimo R$ 2 mil , para os candidatos que tiverem seus santinhos jogados ao chão. “Gostaria de pedir a ajuda da população quanto a isso também, se levar colinha, que é permitido, coloque o papel no bolso, ou no lixo, evite ficar jogando os papeis no chão. Vamos tentar deixar a cidade como um dia normal, inclusive no sábado anterior as eleições nós fizemos um pacto com as coligações, que no sábado irão entregar para gente o material de campanha que não foi utilizado,” finalizou a Juíza.
As escolas e locais de votação ficarão com as entradas principais, as frentes, interditadas para que as pessoas não estacionem veículos, então quem puder ir caminhando até o local de votação será melhor, pois os veículos ficarão estacionados somente nas imediações.
Essa atitude segundo a Carolina visa evitar aglomerações e também dar maior visibilidade para os fiscais.
As feiras que acontecem no domingo na cidade não vão funcionar, os comércios que tem alvará de funcionamento no domingo.
Ao termino da votação na zona rural terá três pontos de transmissão das urnas, na Agrovila, no Garbugio e assentamento Santo Antonio da Fartura, as demais localidades levarão os discos até esses locais onde serão transmitidos para o Cartório Eleitoral. Na zona urbana eles vão fazer a atualização no próprio Cartório.
“Nossa intenção é colocar um telão na Praça João Paulo II, para que as pessoas possam acompanhar a eleição, isso se não chover. Mas a população tem que ficar atenta, pois essa transmissão irá começar após as 17h, justamente para não haver aglomeração de pessoas no local, pois até às 17h qualquer aglomeração de pessoas é considerado crime eleitoral,” Lembrou a Juíza, ela ainda alertou que as pessoas podem fazer sua manifestação de forma individual e silenciosa. “As vezes colocar um adesivo na camiseta, segurar uma bandeira no máximo. No dia os candidatos não podem fazer nada, é somente a manifestação do eleitor e desta forma como relatamos, então aconselhamos aos eleitores e candidatos que votem a vão para suas casas, não fiquem na frente dos colégios conversando, pois isso pode configurar boca de urna,” Frisou.
Os estabelecimentos que tem alvará de funcionamento no domingo, poderão funcionar, mas a Juíza Carolina comentou também sobre a possibilidade de baixar a Lei Seca, “ até sexta-feira teremos uma posição concreta, mas é provável que ela seja estabelecida. Se for mesmo decretada quem tem alvará não poderá vender bebidas alcoólicas, então aconselhamos que se for bar, nem abra as portas para evitar transtornos. Os mercados podem até abrir, mas não poderão vender bebidas alcoólicas. Então estamos analisando a até sexta feira devemos divulgar alguma coisa.”
Quando a segurança a Juíza revelou que cada um dos locais de votação terá pelo menos dois Policiais Militares. Se for constatado algum crime eleitoral os transgressores serão levados a delegacia, não cadeião em ginásios como era feito antigamente. Os suspeitos ficarão em uma das celas, segundo Carolina essa medida foi tomada para que fique mais fácil a tomada de provas sobre os crimes, também para que as pessoas sintam o que é transgredir a Lei. “Eu espero que nada disso ocorra, mas se ocorrer estaremos preparados. Quero que as eleições aconteçam com tranquilidade, assim como foi a campanha até agora, por isso peço a compreensão de todos,” finalizou a Juíza Carolina Schneider.