15 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017, 13:37 - A | A

Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017, 13h:37 - A | A

PERIGO

Infestação de escorpiões e insetos peçonhentos preocupa população de Campo Verde

Não existe nenhum veneno que seja eficaz no combate a infestação do aracnídeo.

Paulo Pietro
Campo Verde

O problema com insetos e aracnídeos peçonhentos como escorpiões e lacraias, vem tem tendo um aumento de reclamações em Campo Verde nas últimas semanas.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Os principais bairros onde existem reclamações são o Recanto dos Pássaros I e II, Jardim América e Santa Rosa. Esse tema já foi debatido por nossa reportagem em outras ocasiões, mas o pedido de moradores por alguma providência chamou atenção novamente.

 

A senhora Luciana Lopes, provocou uma discussão sobre o tema nas redes sociais, em entrevista ela revelou que, “trabalho em várias casas na cidade e em diversos bairros. Com isso sei de muitos lugares que estão passando pelo problema de infestação desses bichos, escorpiões e Inclusive lacraias também. E na postagem que fiz, uma moça disse que até uma cobra já apareceu.” Luciana é moradora do Recanto dos Pássaros e assim como outros moradores tem se deparado com frequência com esses artrópodes peçonhentos.

 

“Nossa cidade precisa ser cuidada com carinho. Nossa saúde pública, eu em particular não posso reclamar, aqui as coisas funcionam. Minha preocupação é com as crianças e pessoas que idosas, eles não sabem se defender,” desabafou a moradora Luciana Lopes.  

 

A coordenadora da vigilância ambiental do município Carla Vargas, sempre solicita a nossa reportagem, disse que a vigilância está fazendo tudo que é possível, principalmente nos Bairros Recanto dos Pássaros I e II, onde existem mais reclamações, segundo ela esses bairros foram construídos muito próximos a áreas de mata, este fator já colabora para o aparecimento dos insetos, mas outros fatores e falta de cuidado também podem atrai-los.

 

Com as temperaturas elevadas e algumas queimadas que aconteceram na região, é normal que os insetos comessem a aparecer com maior frequência, no caso dos escorpiões, seu alimento básico são as baratas, quando elas começam a sair dos locais escondidos eles vem atrás de seu alimento. Por isso o cuidado com a higiene, limpeza é fundamental nesses locais onde a incidência é maior.

 

Na última limpeza da vigilância realizada nos bairros Recanto I e II, foram retirados 78 caminhões de lixo, esse trabalho foi realizado após a semana do feriado de 07 de setembro, justamente para que os moradores tivessem tempo para realizar essa limpeza e retirada em suas residências, segundo a vigilância ambiental.

 

“Há aproximadamente 15 dias nossa equipe foi até o Bairro, batemos de porta em porta e conversamos com os moradores, falamos sobre a necessidade de proteger as portas, colocar aquele ralo nos banheiros que não permite a passagem de insetos, pois eles tem hábitos noturnos e podem surpreender os moradores. Recomendamos que os moradores observem sua caixa de gordura, se existe a incidência muito grande de baratas, pois elas atraem os escorpiões, outas ações preventivas também tem que ser observadas,” explicou a coordenadora.

 

Ela ainda revelou que muitas vezes a população espera que a vigilância arrume uma solução imediata para o problema, que na verdade não existe, “eles esperam que ao chegar aos locais nós jogaríamos o veneno e exterminaríamos os escorpiões, mas ainda não existe um veneno que seja realmente eficiente contra esses aracnídeos, que tem uma carapaça resistente, pelo contrário o veneno pode fazer com que eles comessem aparecer com maior frequência nas residências. Entramos em contato com o ministério da saúde para saber se eles tem alguma solução para o problema, mas como em Campo Verde outros municípios do país vivem situação semelhante e não existe nenhuma solução imediata, por isso é necessário que a população realize a prevenção,” finalizou Carla.           

 

 

Por outro lado a vigilância do município enviou várias amostras das espécies de escorpiões encontradas em Campo Verde para o laboratório estadual, que concluiu que apesar de nocivo, o veneno destes escorpiões não tem potencial de causar mortes. De qualquer maneira ao ser picada a pessoa deve procurar orientação médica imediatamente.     

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]