25 de Julho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 30 de Agosto de 2021, 07:46 - A | A

Segunda-feira, 30 de Agosto de 2021, 07h:46 - A | A

MEIO AMBIENTE

Incêndios castigam cidades que ficam no entorno da MT-344

Vários focos foram registrados em áreas rurais na última semana

Da Redação

Os municípios de Dom Aquino, Jacira e Campo Verde sofreram na última semana com os incêndios que atingiram a região. A equipe de reportagem do O Diário esteve na MT-344, em uma localização mais alta, onde foi possível perceber vários focos de incêndio, eram mais de dez focos na região. Os relatos de moradores, fotos e vídeos que chegam dos municípios vizinhos dão um pouco de noção do que a população vem sofrendo até mesmo na área urbana das cidades.

Dom Aquino é o município onde a situação foi mais crítica, pois o fogo chegou bem próximo ao perímetro urbano, deixando estragos e causando pânico, além de muita fumaça. A população teve que deixar as casas e o número de pessoas que passaram mal durante esses dias devido a inalação de fumaça também foi grande.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

WhatsApp Image 2021-08-25 at 20.41.27 (6).jpeg

 

Nas imagens divulgadas pela população da zona rural, é possível observar que muitos animais acabaram morrendo, áreas de preservação, fazendas e até equipamentos de combate aos incêndios, como um caminhão pipa, foram atingidos pelo fogo. A situação foi muito grave, em vídeos foi possível perceber o desespero dos moradores vendo o fogo se aproximar sem ter muito o que fazer. 

O combate aos incêndios dessa região é feito pelo Corpo de Bombeiros de Jaciara, responsável pela jurisdição, mas eles contam também com o apoio de produtores rurais e pecuaristas da região. As últimas informações que a equipe de reportagem obteve é que os focos estavam se deslocando sentido Jaciara. As autoridades dos municípios não descartam um pedido de ajuda ao governo do estado caso a situação piore.

Já nas áreas de Campo Verde o número de focos era menor, porém, não menos devastadores as margens da MT-344 como nos municípios vizinhos. Uma fazenda de propriedade de Jean Borges teve uma área de pasto consumida pelo fogo, ele, que contou com a ajuda de um vizinho, explicou a reportagem que por pouco as chamas não atingiram o gado. “Deus acabou nos ajudando durante o combate ao fogo, pois estávamos sozinhos e o incêndio estava caminhando rumo às cabeças de gado da fazenda, fomos gradeando e rezando para que o vento diminuísse até que chegasse alguém para nos ajudar, conseguimos por pouco”, disse Jean. 

No final ninguém ficou ferido, não perderam o gado, porém tiveram prejuízos materiais, além do pasto que queimou e as cercas da propriedade ficaram bem avariadas. O combate nesta fazenda durou cerca de seis horas.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]