A população do oeste e do sul de Mato Grosso sentiu a brusca queda da temperatura de domingo para segunda-feira, 17 de julho. A temperatura caiu de 10°C a quase 20°C nestas áreas, mas o frio será pior nas próximas 48 horas e várias áreas podem registrar menos de 10°C nas próximas duas madrugadas. Embora com menor intensidade, o ar polar chega ao norte de Mato Grosso até esta quarta-feira (19).
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Recorde de frio
O frio deve bater recorde em Cuiabá nesta terça-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura este ano foi 12,8°C em 20 de junho. No ano passado, a menor temperatura em Cuiabá foi 12°C em 13 de julho. Em Campo Verde a temperatura segundo INMET também deve bater os recordes do ano, no inicio do mês de junho uma frente fria já atingiu a região, mas não teve a mesma intensidade desta massa de ar frio que está vindo do Uruguai e Argentina.
Na ocasião houve correria nos comércios para compra de casacos, tocas e luvas, desta vez o frio promete ser mais intenso e durar por alguns dias, mesmo que após esta quarta-feira 19, as temperaturas comessem a subir novamente.
Por que esfriou tanto?
O frio intenso que começou a ser sentido nesta segunda-feira, 17, foi apenas o início da influência da intensa massa de ar polar que chegou ao Brasil e também está causando frio extremo em áreas da Bolívia, do Paraguai, da Argentina, do Uruguai e do Chile.
O centro desta massa de ar polar, que é a região onde o frio é mais intenso, alcançou o norte da Argentina e nesta situação, o ar polar entra com mais força sobre Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.
Em Cuiabá, depois do calor de 34°C na tarde do domingo, a temperatura não passava dos 15°C às 13 horas desta segunda-feira, hora local.
Com informações do INMET e 24hNews