Será realizada uma mostra fotográfica, em Campo Verde, sobre as Festas de Santo tradicionais que representam a cultura e a religiosidade popular, ainda existentes na região do Pantanal de Mato Grosso, principalmente em Poconé e seus arredores.
A autoria da mostra é do fotógrafo documentarista Mario Friedlander, radicado há 37 anos em Mato Grosso e que dedicou muitos anos do trabalho a registrar e compreender o fabuloso acervo de cultura e das tradições populares, especialmente as com maior influência dos afrodescendentes, na região da planície pantaneira do rio Cuiabá.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Além de 100 fotografias expostas em dois tamanhos, será instalado um “Arco da Iluminação” da Festa de São João e São Gonçalo de Dona Appolônia de Poconé, esse ‘arco” é um suporte para celebrações e para a colocação de luminárias cerâmicas, que uma vez acesas, darão grande dramaticidade ao cenário da exposição.
Será instalado um altar nos moldes tradicionais, com enfeites, imagens e iluminação variada, sendo que todas as peças do altar e da exposição são autênticas, cedidas por diversos festeiros com os quais o autor se relaciona há muitos anos. Além disso, alguns ambientes da exposição serão ornamentados com bandeirolas tradicionais, com diversos desenhos e recortes feitos a mão, em mutirões devocionais.
A exposição conta com a preciosa curadoria do multi artista Bené Fonteles que residiu muitos anos em Mato Grosso e tem atuação destacada nas áreas de cultura popular e de patrimônio imaterial.
Essa mostra fotográfica foi viabilizada através do Edital Circula-MT da Secretaria de Cultura do Estado de Mato Grosso, SEC-MT e conta com o apoio da EXPOIMAT-UFMT, da Prefeitura Municipal de Cuiabá, Prefeitura Municipal de Campo Verde, Prefeitura Municipal de Primavera do Leste e com a parceria mais que perfeita dos Festeiros da grande Festa de São João e São Gonçalo de Dona Appolônia de Poconé, que tudo fizeram para colaborar com nossa exposição.