Quem acha que Campo Verde é só lavoura está enganado. Além das grandes plantações de soja, milho e algodão que enchem os olhos de todos e atraem a atenção do mundo, o Município tem em seu território, lugares de grande beleza, onde a natureza proporciona momentos de aventura, de descanso e de contemplação.
Um desses locais fica a pouco mais de 40 quilômetros da área urbana, na região da Agrovila João Ponce de Arruda, na propriedade do casal Paulo Luiz e Márcia Santos. Em uma área de 150 hectares, divididos em pastagem e área preservada, existe um verdadeiro “oásis” em meio a vegetação típica do cerrado formado por 8 cachoeiras de águas cristalinas, sete delas liberadas para banhos e uma para apreciação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Há também vários poços com profundidade variada – verdadeiras banheiras de hidromassagem naturais, ideais para um banho relaxante, como o “Pocinho do Amor”, que tem esse nome devido ao seu formato. As cachoeiras apresentam altura e volume de água variados, o que torna o banho muito mais agradável.
Há cerca de dois anos, Paulo e Márcia decidiram investir no turismo e criaram o circuito Águas do Cerrado. Para isso, abriram trilhas – algumas delas com partes em madeira e elevadas para preservar o meio ambiente e facilitar para o visitante - e montaram um pequeno restaurante.
A ideia de explorar a propriedade turisticamente tem apresentado bons resultados. Por mês, de acordo com Paulo, o local recebe cerca de 250 visitantes de várias cidades de Mato Grosso e do Brasil. A visitação, frisou ele, só pode ser feita com acompanhamento de guia.
Para percorrer todas as cachoeiras são cerca de 8 quilômetros de trilha entre a ida e a volta. Paulo cobra R$ 15,00 para levar o turista de caminhonete até o final da trilha e depois busca-lo no horário combinado.
Enquanto o visitante relaxa nas cachoeiras, os proprietários capricham no preparado do almoço que vai recarregar as energias do visitante: peixe ao molho (mujica), peixe frito e saladas variadas.
A trilha começa pelo “Pocinho do Amor”, depois segue pelas Cachoeira do Sossego, do Coração, Cambará e da Escadaria. As mais altas e com maior volume de água são a das Orquídeas, a Almas Gêmeas, com cerca de 20 metros de altura e que foi assim batizada por ter duas quedas; e a Pedra Encantada. Em todas elas há pequenas piscinas naturais com água transparente e temperatura agradável.
Visitar o circuito Águas do Cerrado, percorrer suas trilhas e banhar nas águas de suas cachoeiras e corredeiras é ter um contato profundo com a flora do cerrado mato-grossense, é sentir-se parte integrante da natureza em seu estado mais puro. É também comprovar que o turismo pode dar certo em Campo Verde.
Mais informações sobre como agendar a visita podem ser obtidas pelo telefone (66) 99716-5831.