15 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 20 de Julho de 2016, 20:44 - A | A

Quarta-feira, 20 de Julho de 2016, 20h:44 - A | A

PEDIDO DE AJUDA

Família de criança picada por cobra pede ajuda

Paulo Pietro

Os familiares de uma menina de apenas seis anos de idade que foi picada por uma cobra, postaram em grupos do Facebook e Whatsapp, pedidos de ajuda durante essa semana, em Campo Verde.  O Diário procurou a família de Evelyn Soares para saber o que havia acontecido com a criança e quais as necessidades da família que passa por esse difícil momento.  

A avó da criança Nilva Soares contou que o tudo começou quando a garota foi picada por uma jararaca, no Assentamento 28 de Agosto e foi encaminhada para o hospital, mas como o soro antiofídico está em falta em todo o Brasil, a criança precisou ser levada para Cuiabá, nesse intervalo de tempo a situação agravou-se e segundo a avó e Evelyn está viva por um milagre. “Ela foi para UTI, para o balão de oxigênio, foi um verdadeiro milagre ela ter sobrevivido”. relatou a avó.  

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Desde a picada da cobra passaram-se 20 dias e a menina que ainda sofre com as mazelas da picada permanece internada no hospital em Cuiabá. “Ela passou por vários procedimentos, realizou drenagem na perna, depois transfusão de sangue, pois havia perdido muito sangue. Ela ficou cinco dias na UTI e depois foi para o quarto, neste período os médicos disseram que não poderiam fazer cirurgia, pois a perninha dela ainda estava sangrando e corria risco de haver uma hemorragia. Alguns médicos falam uma coisa, outros falam outra, não sabemos mais em quem confiar”, relatou Nilva, transtornada. 

O fato é que a pequena Evelyn precisará realizar uma cirurgia para colocar enxerto na perna, que está com um ferimento aberto devido aos procedimentos médicos, a família da jovem que é moradora do Bairro Eckert em Campo Verde são humildes gastou boa parte de seus rendimentos nas viagens e com o custo de alimentação. Eles pediram ajuda aos amigos que começaram uma corrente nas redes sociais para de alguma maneira ajudar os familiares a passar por esse momento. A ajuda seria com viagens para Cuiabá, alimentos, fraudas e demais suprimentos. “Não estamos pedindo dinheiro, qualquer ajuda é bem vinda, minha filha está em Cuiabá sem forças. Estou em Campo Verde cuidando de meu outro neto que tem quatro anos e também não tenho como ajudar. Necessitamos também de assistência médica, queremos uma solução para este problema, não sabemos direito o que está acontecendo. Minha neta fica no soro deitada, queremos saber quando isso terá uma solução”, finalizou.

Quem puder ajudar com qualquer contribuição, seja com alimentos, suprimentos e ainda com viagens, carona, passagens de ônibus para Cuiabá, podem entrar em contato com Nilva Soares pelo telefone (66)9 9661-6002.   

 

CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA NÃO SE TORNAR VÍTIMA DE PICADAS 

 

Ao entrar em locais onde provavelmente existem cobras, use botas de cano longo, calças compridas, luvas de couro, sapatos fechados e chapéu. Proteção contra picadas de cobras.

Fique alerta, pois algumas cobras atacam os membros inferiores (pernas e pés) outras atacam antebraços e mãos.

ainda existem as que vivem nos galhos das árvores e podem atacar na cabeça, pescoço ou outro membro superior.

Mantenha as áreas como: quintais e terreiros sempre limpos para evitar ratos, já que estes servem de alimento para as cobras.

Nunca deixe amontoados de gravetos, galhos, arbustos ou lixo em torno de casa.

Mantenha o gramado sempre aparado.

Se por acaso se deparar com uma cobra venenosa, se você reconhecer é claro. não faça movimentos bruscos nem caminhe em sua direção, pois se ela sentir-se ameaçada ela atacará.

A melhor alternativa é manter-se imóvel até que ela se afaste e você fique fora do alcance dela.

Nunca mexa em entulhos ou montes de madeira, pilhas de lenha ou milho, usando as mãos. Utilize uma vara comprida.

 Feche frestas de portas e buracos nas paredes, pois podem tornar-se prováveis locais de esconderijo das cobras venenosas. Elas gostam de locais quentes, úmidos e escuros.

Tome cuidado ao mexer em casas de cupins, muito comuns no mato ou em roças. Para a própria segurança e é bom ter conhecimento sobre os hábitos das cobras venenosas.

Esteja atento se for atravessar pequenos lagos, se for pescar ou se for nadar em riachos. Estes ambientes são habitat de algumas cobras venenosas. Redobre o cuidado depois da ocorrência de chuvas muito pesadas.  No caso de acidentes com cobra, a coisa mais importante é saber identificar se ela era peçonhenta ou não. Existem muitas formas de identificar: pelo formato da cabeça, estreitamento da cauda, etc. Mas existe uma dica que é a mais fácil e vale para toda a cobra peçonhenta, exceto a Cobra Coral Verdadeira. É simples assim: Se a cobra for peçonhenta, ela terá um orifício (fosseta loreal) entre os olhos e a narina.

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]