Um vídeo publicado na tarde deste domingo (6) em uma fanpage da rede social Facebook causou espanto entre moradores de Campo Verde (130 Km de Cuiabá). Segundo a fanpage, o vídeo seria de uma tentativa de homicídio ocorrida horas antes no Bairro Belvedere, porém alguns detalhes no vídeo chamaram a atenção.
Vários leitores procuraram O Diário para saber sobre detalhes desta suposta tentativa de homicídio, porém foi constatado que a publicação não passava de uma falsa publicação. O fato publicado como sendo de Campo Verde aconteceu na tarde de sábado (5), no Bairro Santa Cruz II, em Pontes e Lacerda. No vídeo, gravado por populares daquela cidade, um homem identificado como Jamir do Prado aparentemente desfere várias facadas contra a vítima, Marcos Paulo dos Santos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Conforme informações obtidas com o jornalista de uma emissora de TV daquela cidade e que cobriu o fato, a causa da agressão foi a vingança de um homicídio ocorrido há 15 anos, em 2001, onde, segundo relatos de pessoas próximas, Marcos teria tirado a vida do irmão de Jamir com 27 facadas.
De início, o boato que surgiu naquela cidade e que também impactou entre moradores de Campo Verde com a falsa publicação da fanpage que citou o Bairro Belvedere foi de que o agressor estava de posse de uma faca, mas, após investigação policial, foi constatado que o agressor feriu sua vítima com um pedaço de madeira. A equipe da Polícia Militar de Pontes e Lacerda esteve no local e, após a detenção do acusado, conduziram-no até a o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC), onde o agressor permanecerá à disposição da Justiça.
IDENTIFICANDO POSTAGENS FALSAS
A primeira regra é usar justamente a qualidade mais rara nas redes sociais, o bom senso. Se a história parece muito espetacular ou absurda, desconfie.
Depois do bom senso, antes de compartilhar algo no Facebook use estas regras para descobrir se aquela publicação é falsa ou verdadeira:
PROCURE NO GOOGLE: Busque as fontes. Aquela informação que surgiu no seu feed não foi graciosamente revelada por entidades bondosas que querem te contar a verdade escondida por alguém: ela foi verificada (se tivermos sorte), escrita (muitas vezes de forma bem sofrível) e postada por alguém, tem uma origem.
FONTES CONFIÁVEIS: Pessoas ou entidades que você possa nomear e processar. Por mais que a mídia tenha seus problemas de abordagem e parcialidade, veículos de imprensa podem se dar mal se mentirem. Eles também são mais fáceis de monitorar, já que têm mais visibilidade e, por isso mesmo, mais gente fiscalizando. Use seu senso crítico para monitorar a mídia.
REPUTAÇÃO DO AUTOR: Verifique a reputação do autor e se ele realmente existe. Blogs e perfis dos ditos influenciadores costumam ser mais complicados porque não respondem a uma ética profissional bem definida como no caso do jornalismo.
TENHA SENSO CRÍTICO: Construa seu senso crítico. Leia livros, jornais, revistas, assista os noticiários da TV, converse com as pessoas e questione tudo, por si só. Não creia cegamente em um texto, vídeo ou imagem sem uma fonte, muito menos tome aquilo que você acabou de ver como uma verdade absoluta.