Com o intuito de apresentar um pedaço da cultura oriental, aconteceu no sábado (5) na Praça João Paulo II a primeira edição da Expo Bonsai. Realizado pela empresa Giba Bonsai, o evento aberto ao público contou com o apoio das secretarias de Agricultura, Saúde e do vereador Silvio, onde foram expostas plantas artísticas, a exemplo dos juníperos, rosas-do-deserto, flores e até mesmo plantas frutíferas como jaboticabeiras, todas em miniatura, além de aulas abertas ao público sobre o cultivo de bonsais.
Gilberto Akerley, morador de Campo Verde e organizador do evento afirma que cultiva bonsais há alguns anos e destaca que a realização da exposição teve como intuito apresentar a história e verdadeiras plantas em bonsai, destacando que para o cultivo de um bonsai existe todo um processo de preparação. “Um bonsai pode tanto ser criado a partir de uma semente, mudas ou através de um yamadori, que é a planta colhida na natureza para transformação em um bonsai”, enfatizou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Devido ao sucesso e interesse dos visitantes pela arte, Gilberto ressaltou que pretende realizar outras edições da Expo Bonsai, bem como, a criação de um viveiro especializado para a difusão desta cultura. “Por muitas vezes você vê pessoas leigas no assunto vendendo uma planta sem preparação em forma de muda em pequenos vasos afirmando que aquilo é um bonsai, mas na verdade aquela planta é normal”, destacando que “a principal ideia do Bonsai é a criação de miniaturas de uma árvore anciã, seja ela decorativa ou frutífera”, finalizou.
O que é um bonsai?
O bonsai (do chinês “Bon = Arvore” e “Sai = Bandeja”) é uma arte milenar que consiste em cultivar árvores miniatura em pequenos vasos ou bandejas. Criada na China por volta de 700 a.C, foi aperfeiçoada pelos japoneses e, com o passar do tempo, o cultivo deixou de ser uma arte para se tornar um hobby.