15 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Terça-feira, 29 de Março de 2022, 06:30 - A | A

Terça-feira, 29 de Março de 2022, 06h:30 - A | A

COMUNIDADE

Esperança de Campo Verde de atingir 50 mil habitantes esbarra em decisão judicial

Dos 141 municípios de Mato Grosso, 48 tiveram os limites territoriais alterados

Da Redação

Campo Verde recebeu uma notícia ruim na última semana, quando a Intermat e IBGE publicaram a atualização do mapa de mato Grosso, confirmando a informação de que o Censo dos municípios vai seguir os traçados do mapa. Deixando de valer as alterações de territórios que foram aprovadas pelos deputados estaduais e depois revogadas pela justiça, em processo movido por municípios afetados.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Dos 141 municípios de Mato Grosso, 48 tiveram os limites territoriais alterados após a derrubada de duas leis de 2016 e 2017 que modificaram o mapa do estado. Agora, eles voltaram a ter o tamanho original nos mapas vigentes no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As mudanças ocorreram em maio de 2020 e abril de 2021 por causa de duas leis aprovadas pela Assembleia Legislativa. Com a repercussão, as prefeituras recorreram à Justiça e conseguiram derrubar as leis.

Capturar.JPG

Mapa Atualizado

 

Curiosamente a justificativa para decisão de retorno das áreas para os municípios de origem, que foi aceita pela justiça é justamente a menos plausível. O motivo alegado é a falta de participação popular e amplo debate público para saber dos moradores se concordavam ou não com a mudança. Logo eles que lutam tanto para pertencer as novas áreas, foram usados como subterfúgio para vantagens políticas e financeiras, dos municípios, que perderam os espaços geralmente por que não prestavam a assistência necessária a população que vivia nestes locais. 

A mudança foi realizada para corrigir algumas falhas, injustiças e adaptações que se referiam principalmente a comunidades que, apesar de estarem inseridas em território de determinada cidade, eram mais próximas e assistidas em sua totalidade por cidades vizinhas.

A atualização poderia, por exemplo, retirar 50 mil hectares de Chapada dos Guimarães e transferir para Campo Verde. Também é o caso das comunidades Santo Antônio, Mata Mata, Córrego do Ouro e de outras na região da Serra de São Vicente por exemplo, que estavam em território de Santo Antônio do Leverger, mas que sempre foram inseridas e assistidas por Campo Verde. Assim como as da região conhecida como Ponte Alta, Mata Grande, Serrinha, Rio Branco entre outras que apesar de pertencerem a Chapada dos Guimarães, sempre receberam recursos de Campo Verde.

Pelo lado do município de Campo Verde, a notícia é bem ruim, além de ainda continuar prestando a assistência a essas comunidades, cai por terra a esperança de atingir um número maior de habitantes no Censo, mesmo com as informações de que cerca de 80% dessa população já tenha, por exemplo, transferido o título de eleitor para Campo Verde, devem ser contabilizados pelos municípios de origem.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Campo Verde tem 44.033 mil habitantes. Havia a esperança que a cidade atingisse os 50 mil habitantes, o que elevaria o valor recebido de investimentos por parte do Estado e Governo Federal.

 

Preocupação Justa

Porém a preocupação da INTERMAT e IBGE também são justas, caso não definissem a situação, os moradores desses locais poderiam receber dois IPTUs neste ano em razão dessa atualização. A orientação aos moradores é que verifiquem o município onde moram para, só então, realizar o pagamento.

De acordo com a assessora do Instituto de Terras de Mato Grosso, Iza Karol Pizza, as certidões já estão disponíveis.

"Nós disponibilizamos a certidão de localização principalmente para os imóveis rurais que padecem talvez um pouco mais do que os urbanos e localizar o seu município conforme a divisão política administrativa do estado. Principalmente para recolhimento de impostos e qual cartório de registro de imóveis deve procurar até para uma transação e financiamento para que não ocorra de forma inadequada", disse.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]