A Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, realiza anualmente um projeto intitulado Seminário das Profissões, onde ex-alunos, hoje profissionais, regressam ao ambiente escolar para falar sobre suas carreiras, suas jornadas de estudo e incentivar os alunos em seus objetivos futuros.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Na manhã desta terça-feira (07) houve a última palestra do seminário, que é realizado durante todo o ano letivo. Já estiveram presentes na escola a Juíza Carolina Schneider, realizando a abertura do seminário ainda no primeiro semestre, também outras palestras durante o ano com médicos, engenheiros civis, bioquímicos, arquitetos, veterinários entre outros profissionais. A professora, articuladora de projetos, Lucivane Porto, explicou que “ nós enquanto escola temos a preocupação de estar trabalhando isso com os alunos, principalmente dos terceiros anos, no sentido de orientar e nortear a busca de uma profissão, sabemos que a partir deste passo eles vão dar continuidade a sua vida, seu trabalho que vai levar o sustento para sua família. Então vemos com uma grande importância esse contato com os profissionais, que podem falar um pouco sobre suas rotinas, para que o aluno tenha mais informações de qual profissão eles vão escolher no futuro.”
“Para iniciar os projetos, nós realizamos uma preleção com os alunos, para saber quais as profissões pretendem seguir e desta maneira convidamos os palestrantes a maioria são ex-alunos da escola,” comentou a professora, que agradeceu o apoio da diretora Aparecida Rangel nos projetos realizados.
O último convidado para palestrar na Waldemon é justamente um egresso que desde os primeiros anos estuda no colégio. Ueverson Rizzi é engenheiro agrônomo e trabalha há sete anos em uma cooperativa que multiplica e comercializa as sementes do IMA-Instituto Mato-grossense de Algodão, “a satisfação de estar aqui é muito grande, a educação inicial nós aprendemos em casa, mas a escola é uma extensão disso e poder voltar e falar sobre a minha profissão é muito gratificante, quem sabe servir de exemplo, pois tudo é possível se houver dedicação,” revelou.
Ueverton estudou sempre em escolas públicas, iniciando na Waldemon e disse que “é justamente essa mensagem que viemos passar, que depende muito da sua vontade, não deixar as oportunidades passarem e fazer a diferença realmente, o contato com os alunos é fantástico, eu já participei destes seminários como aluno e agora estar de volta como palestrante é uma honra,” finalizou.