15 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Terça-feira, 05 de Julho de 2016, 18:44 - A | A

Terça-feira, 05 de Julho de 2016, 18h:44 - A | A

CRISE

Empresa BRF anuncia paralisação e mudanças

Paulo Pietro

Na última semana a BRF antiga Sadia anunciou que paralisará parte de sua produção no frigorífico de Várzea Grande. Notícia que deixou a população de Campo Verde preocupada, a empresa é uma das que mais emprega no município e com a paralisação de parte do frigorífico alguns trabalhos realizados na sede de Campo Verde também podem ser prejudicados. Isso sem contar os integrados da empresa, muitos sequer terminaram de pagar os investimentos realizados nos últimos anos em aviários e agora ficam apreensivos. 

Apesar do temor a empresa divulgou em nota que não demitirá funcionários, somente realocará em alguns casos. Mas deixou uma dúvida no ar quanto ao caso de Campo Verde.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Confira a nota:

 

Ciente da importância de suas operações no Mato Grosso, onde investiu mais de R$ 750 milhões nos últimos cinco anos, a BRF realizou um estudo para adequar o seu volume de produção à atual demanda de mercado, bem como ampliar sinergias.

Atualmente, a companhia mantém quatro unidades industriais e um centro de distribuição no Estado que, juntos, empregam cerca de dez mil pessoas. Entre janeiro e maio deste ano, inclusive, a companhia contratou 960 pessoas no Estado.

Na revisão do parque fabril de Mato Grosso, concluiu-se que parte das atividades desenvolvidas no município de Várzea Grande serão paralisadas e o volume de produção transferidos para outras unidades da BRF. Vale ressaltar que a unidade de Várzea Grande não será fechada e tampouco, vendida.

Algumas linhas de produção permanecerão ativas e as atividades do administrativo irão funcionar normalmente. No campo, estão previstas adequações no município de Campo Verde para atender a nova demanda por matéria-prima.

Todos os funcionários que atuam nas linhas que serão paralisadas serão convidados a integrar outras unidades produtivas da BRF, dependendo da disponibilidade de vagas e posições equivalentes. A empresa prestará apoio na transferência dos funcionários que vierem a integrar outras instalações da companhia. 

 

Mas o que seria essa nova demanda e adequações em referência ao município? O Diário entrou em contato com a unidade de Várzea Grande, que encaminhou nossa demanda até São Paulo, entramos em contato com a assessoria de imprensa da multinacional, que depois de analisar nossas perguntas, nos responderam que ainda não iria falar sobre o assunto, porque estariam decidindo internamente como seria essa mudança. 

Procuramos um avicultor local para sabermos qual o posicionamento de um integrado sobre o assunto, já que as diretrizes da empresa não foram esclarecidas para eles.

 

djvbof

 

Paulo Abati disse que trabalha com avicultura em Campo Verde há 20 anos e neste tempo viu muita coisa acontecer, principalmente relacionadas às mudanças da integradora. Ele explicou que “se tivermos que abater o frango em outros locais podemos ter mais prejuízos, o frango perde peso muito fácil, desidrata, se precisar levar para Nova Marilândia ou Lucas do Rio Verde que são cidades mais distantes do que Várzea Grande. Com certeza essas despesas a mais serão divididas com o avicultor, a empresa não vai pagar tudo sozinha. Isso sem contar com o número de aves que podem morrer no caminho. Crio por dois meses para virar compostagem, prefiro dar para alguém comer. Afinal produzimos alimentos”, pontua o avicultor, que diz ainda ter esperanças de que um dia seja aberto um frigorífico em Campo Verde, que seria um grande diferencial para a região que é uma das que mais produzem frango no Estado.

O presidente da Associação de Avicultores de Campo Verde (Acave) Clodoaldo Gomes Lima explicou que a BRF  deu algumas garantias aos avicultores, uma delas por exemplo, é o fato de realizar a fórmula de remuneração que terá uma margem de perda de peso para o frango, que será pesado no destino. Ele revelou também que parte da produção de Campo Verde será abatida em Nova Marilândia e outra em Nova Mutum, cidades que respectivamente ficam a 360 e 380 quilômetros de Campo Verde. 

A forma como será comercializada a produção local também passará por  mudanças, em Várzea Grande eram realizadas a separação por cortes, para exportação, peitos, coxas e pés.  Agora serão comercializados inteiros para o mercado interno. 

Segundo Lima, foi repassada informação de que essa linha de abate de Várzea Grande foi paralisada devido a crise no Brasil. Outras unidades como de Jataí/Go e de Chapecó/ SC também estão parcialmente paralisadas, a empresa justifica que o consumo de frango diminuiu cerca de 15% nos últimos meses, por esse motivo estaria sobrando frango no mercado interno e obrigando a empresa a paralisar sua produção.

“A BRF disse que neste momento não fechará nenhum integrado, então não existem motivos para criar pânico. Existia esta possibilidade, mas ela foi descartada, se por ventura isso mais a frente vier acontecer eles deram para Acave todas as garantias que os financiamentos e investimentos recentes serão pagos por eles”, reiterou o presidente que ainda afirmou que “por outro lado esta seria uma boa oportunidade para lutarmos pela construção do frigorífico em Campo Verde, sabemos que enquanto Várzea Grande funcionar não teremos esse investimento. Agora com essa paralisação vamos lutar para que quando a situação se normalizar nossos frangos sejam abatidos em Campo Verde”, finaliza.

O presidente em entrevista disse que também estão sendo buscadas outras alternativas para os avicultores da região, a criação de cooperativa com empresários de Campo Verde e a integração com outras empresas  não está descartada. Atualmente 89 avicultores campo-verdenses são integrados a BRF.

Pelo lado da empresa a situação é um pouco diferente, as unidades produtoras foram todas fechadas, no total 67 aviários da BRF deixaram de funcionar.

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]