15 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Terça-feira, 12 de Julho de 2016, 19:15 - A | A

Terça-feira, 12 de Julho de 2016, 19h:15 - A | A

ADMISSÕES POSITIVAS

Empregos formais mantém saldo positivo mantido, segundo Caged

Paulo Pietro

Campo Verde tem uma leve retração no balanço de empregos no mês de maio segundo Cadastro Geral de Empregos e Desemprego (Caged). Mas a notícia não preocupa, pois em junho que ainda não consolidado pelo sistema demonstra uma recuperação. O fato de as homologações dos funcionários que se desligaram das empresas, também estarem atrasados devem ter mexido com os números do mês. Segundo dados do órgão enquanto houve 438 admissões, 637 funcionários foram desligados. Um saldo negativo de 199 empregos. 

Este é o primeiro mês desde o início do ano em que o número de desligamentos foi maior do que de admissões. O saldo, porém em Campo Verde se compararmos os índices desde o início do ano demonstra um superávit de 501 empregos. No total foram 3.271 admissões e 2.770 desligamentos.  

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Se compararmos com 2015, por exemplo, veremos que o volume de contratações e demissões foi maior, mas até esta época do ano estavam empatados em admissões e demissões.

Se compararmos com outros municípios como Primavera do Leste, percebemos que mesmo enfrentando a crise o superávit não passa de 200 empregos desde janeiro. Rondonópolis teve um saldo negativo de 400 empregos no mesmo período. 

Os números de todo não assustam, já que Mato Grosso é um dos Estados que melhor enfrenta a crise vivida em todo o Brasil. MT possui saldo positivo de 1% enquanto o nível nacional tem uma pequena queda. 

Vale lembrar também que o Caged só contabiliza os números de empregos formais, ou seja, os que são registrados em carteira. Se por um lado os empregos estão em baixa, muitas pessoas estão abrindo seus próprios negócios e em Campo Verde não é diferente desde o início do ano muitas pessoas estão envolvidas em pequenos negócios e empreendimentos, conforme dados do Centro Empresarial (Acicave e CDL) com base nos registros de MEI - Microempreendedor Individual. 

 

JUNHO SURPREENDE E SINE DIVULGA BONS NÚMEROS DE VAGAS EM RELAÇÃO AOS MESES ANTERIORES 

 

O Sine divulgou as vagas de emprego desta semana que demonstram a vocação positiva do município em 2016. São 15 vagas para diversos setores: Auxiliar administrativo (01); Auxiliar técnico de refrigeração (01); Açougueiro (01); Cozinheira (01); Garçom (01); Motorista de caminhão (01); Operador de caldeira (02); Operador de empilhadeira (02), Operador de máquinas fixas (03); Operador de pá carregadeira (01) e Tratorista agrícola (01). Até o momento, o setor industrial e de agronegócios foram os que mais geraram empregos no município. 

Interessados devem comparecer ao posto do Sine, na Avenida Arnaldo Eckert, 170, em frente ao Terminal Rodoviário portando CPF, RG e Carteira De Trabalho. 

Você também poderá verificar as vagas disponíveis através do: maisemprego.mte.gov.br e www.campoverde.mt.gov.br (Link Sine/MT).  

 

NÚMEROS DO BRASIL ESTÃO NEGATIVOS SEGUNDO IBGE 

 

O desemprego ficou em 11,2% no trimestre encerrado em abril, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a maior já registrada pela série histórica do indicador, que teve início em janeiro de 2012.

Número de desempregados chegou a 11,4 milhões, segundo o IBGE. No trimestre anterior, de novembro de 2015 a janeiro de 2016, a desocupação havia ficado em 9,5% e, no mesmo período, de fevereiro a março de 2015, o havia atingido 8%.

A taxa de desocupação trimestral está subindo há 17 meses consecutivos em comparação ao ano anterior, segundo Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE. “Para cada posto de trabalho que se perdeu, isso gerou duas procuras de trabalho em um ano”, afirmou. A Pnad entrevista 211 mil domicílios em 3.464 municípios e 15.756 setores do país.

A população desocupada bateu os 11,4 milhões e atingiu o maior número da série. Em relação ao trimestre encerrado em janeiro, o contingente cresceu 18,6% e frente ao mesmo trimestre de 2015, subiu 42,1%.    

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]