A modalidade de ensino híbrido, assim como todo o sistema educacional municipal de Campo Verde, é tida como referência de gestão e várias prefeituras têm visitado a cidade para conferir e buscar orientações. Na semana passada foi a vez da secretária de Educação de Juscimeira, Bruna Martins, e sua equipe, conhecerem o modelo de trabalho.
Em Campo Verde, as aulas foram retomadas no dia 2 de fevereiro, ainda de forma exclusivamente virtual. Já a partir de 1º de março, começou o sistema híbrido, que tem dado certo em vários sentidos: segurança em relação à pandemia da covid-19, aproveitamento dos alunos e trabalho mais intenso dos professores.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
A cada semana, 50% dos alunos assistem à aula de forma presencial. Na semana seguinte, estes passam para o virtual e a outra metade vai à escola. Ainda há um grupo de alunos que continua apenas de modo remoto, por escolha dos pais.
“Uma das consequências do ano de 2020, que foi quase totalmente no ensino remoto, foi o baixo rendimento dos alunos. Agora, além de retomarmos o ensino de forma mais intensa, os professores também conseguem se dedicar a uma turma com menos alunos, dando uma atenção ainda maior. O aproveitamento está muito superior ao que foi registrado no ano passado”, explicou a secretária de Educação de Campo Verde, Simoni Pereira Borges.
A comitiva da educação de Juscimeira conheceu a sede da Secretaria Municipal de Campo Verde, depois passou pela Cozinha Piloto – projeto pioneiro de Campo Verde, iniciado há 21 anos, que centralizou a produção e distribuição da merenda escolar, garantindo uma dieta balanceada e correta a todas as unidades de ensino da rede. Ao todo, são atendidos 5.400 alunos com a merenda e também com a padaria, que chega até as unidades rurais.
Depois, ainda foram à Creche Amerecilda Conceição Fernandes Rezende, à Escola Municipal São Lourenço e também na Escola Municipal Paulo Freire, onde viram, na prática, como funciona o ensino híbrido.
“Estamos vendo todos os cuidados necessários, sabemos que é um momento delicado que a sociedade vive, o mundo inteiro em geral, mas quando encontramos gestores comprometidos com a educação, a gente sabe que tudo vai dar certo, sim, como tem sido aqui em Campo Verde, que está inspirando os municípios ao redor”, avaliou a secretária Bruna Martins.
Em Juscimeira, o ensino continua em modo exclusivamente remoto. A administração está em diálogo com a comunidade escolar – professores, pais e alunos – a fim de encontrar um modo de retorno seguro.
“Estamos aqui para ver toda a dinâmica de como acontece. É uma referência. Estamos desde o ano passado no sistema remoto e com esperança, plantada em nossos corações, de que vamos conseguir, de forma gradual, com toda a segurança, voltar também”, disse Bruna.
Após as visitas, ela se disse encantada com tudo o que viu em Campo Verde. “Estamos encantados com tudo o que estamos vendo até agora. Realmente um trabalho feito com muita responsabilidade, com muita dedicação. Conhecemos o projeto da Cozinha Piloto, que realmente faz a diferença na comunidade e nas unidades escolares. Tudo muito bem feito e encantador”, concluiu.
De acordo com a secretária de Educação de Campo Verde, Simoni Borges, a avaliação da comunidade escolar na cidade também tem sido a melhor possível e agradeceu o esforço dos professores neste momento.
“A avaliação da comunidade escolar é muito positiva. Mesmo com todos os esforços dos professores, em garantir o ano de 2020 e 2021, com atividades atrativas, diferenciadas, nada é tão potencializado como o atendimento presencial. Todo esse trabalho só é potente, porque conta com a colaboração de todos os professores, que não têm medido esforços para garantir a qualidade no atendimento aos alunos”.