23 de Julho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 12 de Abril de 2021, 06:30 - A | A

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021, 06h:30 - A | A

SAÚDE

Durante a pandemia os exames preventivos para detecção precoce de câncer vêm sendo deixados de lado

Segundo a Fundação do câncer, houve queda de 84% na realização de mamografias no Brasil

Da Redação

O câncer é uma epidemia global e mata todos os anos cerca de 7,6 milhões de pessoas no mundo de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer). O mês de abril, em que é lembrado o Dia Mundial do Câncer (último dia 08) é uma oportunidade para informar sobre os meios de prevenção e tratamento da doença, pois uma das armas para diminuir a mortalidade e aumentar as chances de cura do câncer é a prevenção aliada à informação.

Segundo a Fundação do câncer, houve queda de 84% na realização de mamografias no Brasil durante a pandemia em 2020 em comparação com os exames realizados em 2019. E esse é somente um exemplo dos diversos exames preventivos que deixaram de ser realizados, em Campo Verde segundo pesquisa realizada pela equipe de reportagem, os números de abstenções dos exames preventivos dos mais variados tipos de câncer, também é grande.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A médica de Campo Verde Núbia Fernandes Gonçalves, que atende também a rede pública municipal no setor de exames de imagem, lembra que “a pandemia não é desculpa para a população se descuidar, infelizmente o Câncer continua matando da mesma maneira, além disso, a pandemia completou um ano, é tempo suficiente para a população aprender a lidar com a doença, se cuidar, as unidades básicas de saúde também estão preparadas para receber o público com toda segurança possível, então isso não deveria ser mais desculpa”.     

Além disso, a pandemia contribuiu para o ganho de peso da população devido ao isolamento social e a obesidade é um dos fatores de risco importante para o aumento dos casos de câncer.

“Antes de realizar exames, temos que lembrar de cuidar da nossa saúde também, se alimentar bem, tomar muito líquido, praticar exercícios, evitar tomar sol excessivamente, utilizar protetor solar, cuidar também da cabeça, pois nessa pandemia todos ficam muito ansiosos. Depois para as mulheres principalmente, depois que começou ter a vida sexual ativa, tem que realizar pelo menos anualmente, os exames preventivos, as que tem acima de 40 anos, também devem realizar o autoexame das mamas, mamografia, os homens que estão na idade tem que fazer o PSA (exame de sangue que detecta alterações na próstata)”, frisou a médica.    

Um estudo publicado pela Universidade de Oxford apontou que o excesso de peso, além de ser responsável pelo desenvolvimento do câncer de mama, diminui a possibilidade de cura da doença.

A médica também ressalta, que “hoje a obesidade é considerada uma doença, que aumenta consideravelmente as chances de Câncer, quem está acima do peso também não pode utilizar a pandemia como uma desculpa para não procurar emagrecer”, finalizou.   

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]