No ano em que se comemora os 80 anos de fundação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus São Vicente, Campo Verde instituiu o dia 14 de abril como o “Dia da Educação Profissional Agrícola”. A lei foi sancionada na quarta-feira (19).
A assinatura da Lei 2.971/2023 aconteceu durante a sessão solene da Câmara de Vereadores para homenagear com uma moção de aplausos, diretores, ex-diretores, reitor e ex-alunos do IFMT, entre eles o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, em comemoração ao aniversário de 80 anos de fundação da instituição.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
De acordo com a nova Lei, o aniversário de fundação do IFMT – comemorado no dia 14 de abril, passa a fazer parte do calendário oficial de datas e eventos do Município. “Essa Lei nada mais é que um reconhecimento à importância dessa instituição e do ensino profissional agrícola na formação de profissionais que ao longo dos anos têm contribuído com o desenvolvimento e o crescimento da agricultura, que é um dos carros-chefes da economia do nosso município e do nosso estado”, frisou o prefeito Alexandre Lopes de Oliveira.
Fundado como ginásio agrícola em 1943, a instituição recebeu diversas nomenclaturas até chegar a atual. Durante a sessão solene da Câmara de Vereadores, 38 servidores, diretor, ex-diretor, o atual reitor e ex-alunos foram condecorados com uma moção de aplausos, honraria sugerida pelos 13 parlamentares que formam a atual legislatura.
Ainda na década de 1990, Alexandre ingressou na instituição de ensino onde se formou técnico em agropecuária. Anos depois, já nos anos 2000, ele retornou ao IFMT para cursar agronomia no Centro de Referência do Instituto em Campo Verde.
“Para mim é uma honra muito grande poder ser homenageado por uma instituição de 80 anos, na qual eu me formei e recebi toda a carga de informação, de graduação. O sentimento é de muita honraria”, disse o prefeito.
Alexandre também frisou que o sentimento era de gratidão por ter tido a oportunidade de ter estudado em uma instituição “que não só mudou minha vida do ponto de vista profissional, como também conseguiu passar princípios que eu carrego até hoje. Faz parte da minha história”, ressaltou.
O prefeito destacou ainda a importância do IFMT no processo de crescimento e desenvolvimento da agricultura em Mato Grosso, que hoje é uma das mais consolidadas do Brasil, lembrando que muitos profissionais que atuam no setor produtivo são egressos da Instituição.
Entre os homenageados, além do prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, estavam também o reitor do IF Mato Grosso Júlio Cesar dos Santos, o diretor do Campus São Vicente Lívio dos Santos Wogel e o ex-diretor e ex-prefeito de Campo Verde Dimorvan Alencar Brescancim.