A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Verde realiza neste sábado (12) o “Dia de D” da campanha de vacinação contra a influenza (gripe). A partir das 8h00, todas as unidades de saúde da área urbana estarão abertas para atender as pessoas que fazem parte do público alvo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Devem ser prioritariamente imunizados, crianças com mais de seis meses e menos de 5 anos, mulheres com até 45 dias após terem dado à luz (puérperas), idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e gestantes, além de indígenas, trabalhadores do sistema prisional, presidiários e portadores de doenças crônicas mediante apresentação da indicação médica.
Na manhã de hoje (11) o secretário municipal de Saúde de Campo Verde, Altair Timóteo de Araújo, adiantou que a meta para o “Dia D” no município não será alcançada, uma vez que o Ministério da Saúde enviou apenas 1,2 mil doses da vacina, o que equivale a 15% do total necessário.
“Devido à grande demanda, à grande procura, no país inteiro há uma escassez da vacina. Foi distribuído para todas os municípios que são da nossa regional e nós recebemos uma quantidade abaixo da que esperávamos”, informou Timóteo.
Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um planejamento para atender o público alvo, porém, conforme frisou o secretário, quando as doses das vacinas acabarem nas unidades elas serão fechadas.
Timóteo ponderou que o envio de doses abaixo da quantidade necessária para o “Dia D” não deve comprometer o alcance total da meta estipulada para Campo Verde. “Desde que o Ministério da Saúde envie para nós as vacinas”, ressaltou.
O secretário tranquilizou a população, garantido que todas as pessoas que fazem parte do público alvo serão imunizadas até o final da campanha. “Na semana seguinte, assim que chegar novamente [as doses] retomaremos a vacinação dos nossos pacientes”, disse ele.
A campanha de vacinação contra a gripe, que começou no último dia 23, vai até o dia 30 de maio. Até agora, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 60% da meta de vacinação, que é de 8.284 pessoas, já foram alcançados.