07 de Outubro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 05 de Outubro de 2022, 07:00 - A | A

Quarta-feira, 05 de Outubro de 2022, 07h:00 - A | A

Defesa Civil deve realizar mapeamento de riscos em Campo Verde

Voluntários também passarão por treinamento

Da Redação

O retorno das chuvas no estado de Mato Grosso sempre gera certo temor nos moradores, pois é comum que elas cheguem em grande volume, com ventos fortes e grande intensidade de descargas atmosféricas, os raios. No ano passado Campo Verde sofreu com as tempestades. Faixadas e letreiros desabaram, carros ficaram destruídos, ruas alagaram e muitas residências acabaram destelhadas.

Em 2022, pelos menos as primeiras chuvas, não trouxeram preocupações na cidade, porém alguns estragos já foram observados em cidades da região, como por exemplo em Primavera do Leste.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Neste ano, ações já estão previstas para evitar que as chuvas tragam consequências para o município. Depois de 10 anos a Defesa Civil da cidade foi reativada, a reativação dos serviços foi em julho, e o órgão já programou algumas atividades.  

A Defesa Civil é o órgão responsável por desenvolver capacidades necessárias para o gerenciamento eficiente de todos os tipos de emergência e alcançar uma transição ordenada entre as ações dos agentes. A preparação inclui, por exemplo, atividades de planejamento de contingências; desenvolvimento de rotinas para a comunicação de riscos; capacitações e treinamentos; e exercícios simulados de campo.  

O órgão deve ser mais uma arma para a prevenção e ação rápida, caso necessário, em situações em que esteja em risco a vida, patrimônios físicos e edificações devido a algum desastre de qualquer origem como por exemplo um incêndio, alagamento, tempestade, terremoto entre outros.

Esse ano apesar de recém-reinaugurada, a Defesa Civil já está planejando ser efetiva, inclusive neste início de mês deve realizar o mapeamento das áreas de risco da cidade, pontos críticos de alagamento, erosões próximas a residências, comércios e estradas, estruturas de qualquer natureza que estejam em ricos entre várias outras questões que possam gerar perigo a sociedade ou o meio ambiente.

Quem coordena o órgão em Campo Verde é engenheira Laís Santi, que adiantou que neste mês deve acontecer também um treinamento para voluntários da Defesa Civil. “Se trata de um treinamento bem completo, com primeiros socorros, combate a incêndio, como agir em uma região alagada, como montar os abrigos temporários.  É um treinamento bem completo, eu já realizei esse treinamento e recomendo, ele será gratuito, quem participar tem direito a certificado e essas pessoas serão convocadas para ajudar caso exista a necessidade”.

Ela ainda não tem a data correta para o início das inscrições, mas em breve deve ser anunciado.

Além da ação, a Defesa Civil também é um grande aliado do município na obtenção de recursos, em situações de decretos de calamidade ou emergência pública, que podem ser buscados diretamente de esferas federais.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]