19 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Sexta-feira, 21 de Junho de 2019, 11:07 - A | A

Sexta-feira, 21 de Junho de 2019, 11h:07 - A | A

CIDADE

De novo : moradores denunciam mais uma vez esgoto a céu aberto no São Miguel

Segundo a empresa extravasamento desta ocorreu devido a uma pane elétrica na estação elevatória.

Paulo Pietro
Campo Verde

A empresa concessionária dos serviços de água e esgoto, Águas de Campo Verde, mais uma vez está sendo alvo de denuncias, neste caso, assim como no ano de 2016, quando O Diário divulgou em primeira mão, o extravasamento do esgoto aconteceu na subestação do Bairro São Miguel, que fica localizado no final do bairro, após a antiga pista de bicicross.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Os moradores da região sentiram o forte odor que vinha do local e foram observar a situação, quando chegaram ao local se espantaram com o córrego de efluentes que estava sendo despejado na mata sem qualquer tratamento.

 

As autoridades ambientais da cidade foram acionadas e estiveram no local apontado pelos moradores, exatamente o mesmo local onde filmamos em 2016, um grande cano que fica instalado atrás da subestação estava despejando os efluentes. Apesar dessa vez terem apurado o fato, não é a primeira reclamação de moradores do local depois de 2016.

 

No dia 26/11/2016 nossa equipe de reportagem foi até o local onde foi recebido pelo Sr. Magno Ronin, morador do Bairro e que praticava trilha de motocicleta na região, ele nos contou sobre o fato da estação de tratamento estar jogando na mata vários resíduos que pelo cheiro e aparência, poderia se tratar de esgoto.  Ele nos levou até o referido local e podemos constatam a veracidade dos fatos, uma corrente de água relevante, com cheiro forte vindo diretamente de um cano da estação de tratamento da empresa, estava despejando toda essa água suja na região.

 

O morador na época ainda afirmou que devido a essa quantidade água despejada no local, algumas erosões se formaram, gerando uma espécie de cachoeira do resíduo. Mais abaixo da localidade aonde filmamos, existe um córrego, no qual possivelmente essa água contaminada deveria estar chegando.

 

Nessa ocasião a empresa foi autuada com uma multa de 3.000 UPF-MT , que correspondia a aproximadamente a R$ 385,320 mil. A autuação foi lavrada pelos fiscais da Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal . Segundo nos informou o fiscal na época, Gabriel Ferreira, eles infringiram o artigo 7° da Lei 1210/2006, que fala sobre a questão ambiental do município, quanto ao despejo de resíduos nocivos ao solo, mais tarde ainda foram multados novamente, desta vez por contaminar o córrego, mas a multa foi confeccionada pela SEMA. Essas multas ainda estão sendo julgadas, ou seja, a empresa reincidiu mesmo antes de pagar a multa.

 

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente informou a nossa reportagem que estão trabalhando para apurar melhor a situação revelada nesta semana, para repassar informações mais concretas a nossa reportagem. Além dessa, outra denuncia estaria sendo investigada.    

 

Ambos os fatos vão ser apurados também pela CPI das Águas que está sendo conduzida na Câmara de Vereadores de Campo Verde, a empresa é alvo de reclamações constantes quanto à falta de água, taxas elevadas, contas consideradas absurdas entre outras que estão sendo apuradas, mas essa questão da poluição do meio ambiente é um problema considerado maior, além de serem reincidentes.

 

Nós entramos em contato com a assessoria de imprensa da empresa Águas de Campo Verde, eles responderamk em nota :

 

A Águas de Campo Verde esclarece que problemas elétricos no equipamento da Estação Elevatória de Esgoto (EEE), no bairro São Miguel, ocasionaram a parada momentânea no sistema nesta terça-feira (18.06), provocando extravasamento no local. O problema já foi solucionado e a estrutura está em pleno funcionamento.

 

A concessionária lamenta os transtornos causados e fica à disposição pelo atendimento 24h nos números 0800 647 6060 (ligação de telefone fixo) e 4020-1038 (ligação de celular).

 

A Águas de Campo Verde disponibiliza também o atendimento via WhatsApp pelo número (66) 99724-2963 e o aplicativo APP Águas, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOS.

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]