08 de Setembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 23 de Maio de 2016, 19:18 - A | A

Segunda-feira, 23 de Maio de 2016, 19h:18 - A | A

AFTOSA

Criadores da região devem ficar atentos ao prazo de vacinação

Paulo Pietro

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso alerta os proprietários de fazendas sobre a importância da vacinação contra a Febre Aftosa, os prazos e até mesmo o tempo para entregar o cadastro dos animais vacinados.  Até o momento em Campo Verde pouco mais de 17% dos proprietários vacinaram e entregaram o cadastro ao órgão. Este número representa aproximadamente 35% do gado existente no município. Apesar destes números representarem somente os animais  cadastrados estimasse que a maioria dos proprietários ainda não realizou a vacinação, que vai até o próximo dia 30. 

Segundo a veterinária Leimar de Souza Leite, “até agora o número de comunicações está baixo. Como o prazo para a comunicação vai até o próximo dia 10 de junho, acredito que estejam deixando para última hora comunicar. Somente após o prazo final de vacinação que é dia 30 de maio. Como a procura está  baixa é provável que nos últimos dias o escritório fique lotado. Haverá filas, então pedindo que o pecuarista que realizou a vacinação traga o cadastro o quanto antes.”

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

A veterinária disse que apesar de todos os anos muitos proprietários deixar para última hora, neste o número é preocupante, até porque eles também realizam fiscalizações em campo e nas casas que comercializam a vacina e a procura tem sido baixa. É provável que mesmo para realizar a vacinação os criadores estejam deixando para última hora. 

Vale ressaltar que com o fim dos prazos os criadores estão sujeitos a multas e sanções. Os criadores que não vacinarem dentro do prazo serão multados em 2,25 UPF, que equivale a R$ 279,96 por cabeça de gado não vacinada e ainda ter que vacinar o gado. Quem não comunicar o Indea até o dia 10 do próximo mês, pode ter os benefícios suspensos por 10 dias inicialmente e no caso de reincidência o prazo vai dobrando.  Os veterinários a campo acompanhando, fiscalizando e até mesmo aplicando as vacinas em alguns casos.                           

 

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]