Na manhã de segunda-feira (11) uma reunião entre membros da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (CIBM) de Campo Verde foi anunciada, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a retomada das atividades do projeto Bombeiros do Futuro, bem como a abertura das inscrições. Desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso desde o ano de 2006 em municípios como Barra do Garças, Sorriso, Pontes e Lacerda, Nova Xavantina e Cuiabá.
Pryscilla Jorge Machado, comandante do Corpo de Bombeiros afirma que o projeto é uma iniciativa da Corporação que tem obtido êxito nos lugares onde foi implantado. “É um projeto que tem mudado a realidade de muitos jovens mato-grossenses”, destacando que as aulas serão aos sábados das 8h às 12h na sede do Corpo de Bombeiros, com início em 14 de fevereiro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
“Quarenta jovens serão selecionados pela equipe da Assistência Social. Após a seleção, os integrantes serão coordenados pelos militares da 11ª Companhia, que ministrarão aulas de psicologia social, educação sexual, educação para o trânsito, civismo e atividades que cabem ao Corpo de Bombeiros, como combate a incêndio, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar, prevenção de acidentes domésticos, e outros conteúdos que acrescentem na vida dos participantes do projeto”, ressaltando que o aluno terá direito a participação durante um semestre e, “aqueles que se destacarem permanecerão por mais um semestre para serem os futuros monitores do projeto no semestre seguinte”, enfatizou.
A capitã destacou ainda que um dos pontos positivos do projeto é o fato da credibilidade que a população deposita na figura do Bombeiro. “A boa imagem e a confiança que as pessoas depositam desperta imagem positiva. Nossa missão não é apenas a de salvar vidas, mas também temos um lado social e procuramos contribuir sempre para mudar a realidade, ampliar os horizontes dos nossos jovens, mostrando a eles novas possibilidades e auxiliando na construção de uma sociedade melhor”, finaliza.
INSCRIÇÃO E SELEÇÃO
As inscrições para participar do Bombeiros do Futuro foram abertas juntamente com o lançamento do projeto e a responsabilidade de selecionar os 40 jovens que participarão da turma 2016/1 fica a cargo da Secretaria de Assistência Social.
Rosilene Schroeter, secretária responsável pela pasta, afirma que o público-alvo do projeto serão jovens em situação de vulnerabilidade social de famílias assistidas pela Secretaria, destacando de grande importância a parceria com o Corpo de Bombeiros. “Esse projeto vem contribuir positivamente com a sociedade, pois as crianças visualizam na imagem do bombeiro um herói, aquela pessoa que salva vidas e através desse contato com o profissional elas adquirirão novos conhecimentos e agregarão valores morais e cívicos com mais facilidade, ou seja, o projeto contribui em vários sentidos”, pontuou.
Para a inscrição, o jovem deve estar matriculado na rede pública de ensino e deve manifestar seu interesse em fazer parte do projeto, destacando que a prioridade para a inscrição é de jovens cadastrados no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Centro Especializado da Assistência Social (Creas). As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Secretaria de Assistência Social até sábado (16).