13 de Junho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Sexta-feira, 10 de Agosto de 2018, 13:17 - A | A

Sexta-feira, 10 de Agosto de 2018, 13h:17 - A | A

POLÍTICA

Conheça os candidatos de Campo Verde que vão disputar as eleições de 2018

Até agora três campo-verdenses se apresentaram como candidatos a uma cadeira na Assembleia Legislativa

Paulo Pietro

Os candidatos aos cargos em disputa nas eleições de 2018, já estão praticamente definidos em todas as esferas, a busca por representatividade moveu o cenário político multiplicando candidatos, que enxergam a possibilidade de representar seus municípios e regiões no estado ou na federação.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Um exemplo é Campo Verde que  que em outras oportunidades teve um nome, ou nenhum para a disputa, hoje conta com três candidatos confirmados pelos seus partidos: Henrique Berto (PDT) Zé Maria (PSDB) e Solivan Fonseca (PP).

 

Com objetivo de apresentar a sociedade quem são os candidatos, O Jornal O Diário realizou entrevistas com cada um deles, e prezando pela imparcialidade fez a todos as mesmas perguntas, que foram: Quem é o candidato? Por que ele quer uma vaga no legislativo estadual ?

 

Henrique Berto (PDT)

 

É veterinário, gaúcho e produtor rural. Filho de médico chegou a Campo Verde há 29 anos, após o pai comprar terras na cidade. Henrique se formou em medicina veterinária, justamente para cuidar dos negócios da família em Campo Verde.

 

Henrique já atuou como veterinário do Indea, no início da instituição em Campo Verde, foi um dos fundadores da Cooperfibra, e atualmente presidente da Cooperbem e secretário da Fiação Cooperfibra, além de produtor rural.

 

Henrique nunca concorreu a um cargo público, porém tem participação importante no cenário político, já que é filiado ao PDT desde 2003 e desde então participa dos pleitos municipais que envolvem o partido.

 

O pré-candidato é muito conhecido na cidade, sobretudo no meio rural, de onde diz estar recebendo um grande apoio e incentivo.

 

Ele nos contou que sua pré-candidatura foi motivada por não encontrar nenhum candidato que o representasse, “eu observava a política nacional e estadual e não conseguia encontrar nenhuma identificação com essas pessoas, eles não me representavam, os seguidos escândalos de corrupção e nunca trabalhando da maneira que eu imaginava. Um dia um amigo me disse vou votar em fulano, eu disse por quê, você votaria em mim, ele respondeu que sim, desde então começou esse movimento que culminou na minha pré-candidatura,” explicou Henrique.

 

O candidato acredita que pode realizar um trabalho diferente na assembleia legislativa, que através de projetos visem à austeridade do poder público, trabalhando em emendas e projetos que visem o bem da população e não da classe política.

 

Henrique acredita que se eleito seu mandado será voltado para o trabalho de crescimento dos municípios, em questões que muitas  vezes ficam escondidas em meio a interesses pessoais.          

 

 

Zé Maria (PSDB)

 

É um mato-grossense que nasceu em Rondonópolis e foi criado na região que abrange os municípios de Campo Verde, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Primavera do Leste e Cuiabá.

 

Adventista do sétimo dia, no inicio de sua vida profissional, Zé Maria trabalhou em algumas fazendas da região, dedicou boa parte de sua vida ao setor rural, após esse período também trabalhou em comércios na cidade.

 

Zé Maria conta que sempre esteve envolvido em causas sociais, quando podia ajudava as pessoas da comunidade, foi assim que surgiu o envolvimento com a política da região. Desde o inicio de sua carreira  política é  filiado ao PSDB, partido ao qual concorrerá uma vaga na Assembleia Legislativa.

 

Zé Maria foi o vereador mais votado se sua coligação com 433 votos, já em sua primeira reeleição ele se tornou o vereador mais votado da história de Campo Verde com 974 votos.

 

O candidato acredita que pode fazer mais pela região e pelo estado ocupando uma das 24 cadeiras da assembleia. Zé Maria conta com o apoio de várias lideranças na região e do seu partido em nível de estado.

 

O objetivo de Zé Maria é trabalhar para realizar um mandato voltado para projetos relacionados à saúde, também na busca de novos investimentos para o setor industrial, sobretudo no setor do agronegócio e agricultura familiar.

 

Outro ponto que pretende atuar é na ampliação da rede de ensino técnico e superior na região, para que os jovens tenham maior capacitação profissional.  

 

Solivan Fonseca (PP)

 

É um mato-grossense e se dedica ao serviço público há 18 anos, ele atualmente é vereador de Campo Verde e sempre teve um planejamento traçado em sua vida pública.

 

Ele relatou que é filho de família humilde de assentados, que sobreviviam da agricultura familiar, que graças ao incentivo de políticas públicas e do trabalho de seus pais conseguiram sair de uma condição de extrema pobreza, segundo o vereador ele e sua irmã, que faleceu recentemente em um acidente de carro, chegaram a dormir embaixo de uma escada para poder estudar na faculdade. Mas o esforço teve retorno e logo ele conseguiu passar em um concurso publico.

 

Solivan cursou a faculdade de letras e lecionou durante três anos na rede pública de ensino de Chapada dos Guimarães, mais tarde passou no concurso da Polícia Militar de Mato Grosso, e foi trabalhar na zona de fronteira no município de Cáceres, segundo ele foi quando começou a conhecer as dificuldades dos servidores públicos e também a realidade do estado.

 

Em Campo Verde, já com a patente de cabo, o militar exerceu sua profissão por anos, mas sempre teve o objetivo de fazer mais pela população, evangélico, ele diz que  traçou seus objetivos sempre com muita fé em Deus.

 

Na última eleição para o cargo de deputado em 2014, Solivan já tinha o interesse de se candidatar, mas foi desestimulado, seus parentes a amigos mais próximos acreditavam que ele deveria ter uma experiência no município antes de se candidatar ao estado.

 

Em 2016 foi eleito vereador e já em seu primeiro mandado assumiu a vice-presidência da casa de leis, da qual ele diz se orgulhar de fazer parte, pois está fazendo história com as devoluções realizadas.

 

Solivan é bacharel em direito, foi presidente estadual da Juventude Progressista MT, por três anos, participando das diretrizes estaduais e nacionais em Brasília. Foi por dois anos conselheiro, como 2° Diretor secretário-geral do CRECI no estado de Mato Grosso, foi membro diretor social, CEMP - Centro Comercial e Empresarial de Campo Verde, presidente da - ASOCAD - Associação dos Acadêmicos de Campo Verde e coordenador e Instrutor do Projeto - PCA - "Guarda Mirim" Campo Verde, por quatro anos. O pré-candidato também é corretor imobiliário, avaliador e perito de imóveis.

 

O pré-candidato se eleito pretende atuar em favor das famílias mato-grossenses, em questões de segurança pública, projetos sociais voltados a formação do cidadão. Como filho de agricultores familiares Solivan tem seu planejamento traçado em projetos que ajudem essa classe de trabalhadores.

 

Como conhecedor do ramo imobiliário o pré-candidato quer criar Projetos de Lei que também facilite a vida dos trabalhadores na aquisição de sua casa própria, que ele enxerga ser muito importante para as famílias.

 

                 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]