O Comsep (Conselho Municipal de Segurança Pública) juntamente a Prefeitura Municipal e outros órgãos estarão organizando uma audiência pública que será realizada no dia 08 do junho às 17h, no auditório da Acicave.
A audiência tem o propósito de se discutir com a população os problemas vividos na questão da segurança pública e procurar soluções para que o trabalho das autoridades funcione com mais eficiência.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O Diário entrevistou o empresário e presidente do Comsep Marciano Zanatta, que falou sobre os objetivos do conselho, “essa ideia surgiu depois que vários comerciantes da vizinhança foram assaltados. Chegamos ao ponto que percebemos que não adiantava mais somente reclamar tínhamos que tomar uma atitude e partimos para ação, providenciamos um abaixo-assinado e paralelamente acionamos o presidente da Acicave Jair Kreibich que nos ajudou entrando em contato com as autoridades, assim foi realizada a primeira audiência pública”.
Nessa audiência foi proposta a reativação do Comsep que estava desativado há algum tempo. Como a Acicave tinha direito a uma destas cadeiras no Conselho, Zanatta manifestou interesse de participar como integrante. Na primeira eleição do conselho para decidir quem seria presidente e foi escolhido. Desde então, realizaram várias iniciativas e reuniões com autoridades estaduais e municipais, para pedir apoio, efetivo da Polícia Militar e equipamentos para que os policiais estejam amparados.
“Muitas pessoas falam, às vezes, de má vontade da Polícia, isso para mim não existe. Antes de tudo eles também são cidadãos, os filhos deles correm tantos riscos quanto os meus na saída da escola. A casa deles está sujeita a roubos assim como a minha. Isso nós vamos começar a trabalhar no Comsep essa questão da demonização da Polícia, essa percepção midiática terrível que foi criada no final dos anos 80.”
O objetivo do Conselho é que a população comece a tratar os policiais como pessoas que estão ali para protegê-las e como tal merecem o respeito e respaldo da sociedade.
Para a audiência pública várias pautas estão programadas uma delas relacionadas ao sistema de comunicação das Polícias, Bombeiros e Samu, que precisa ser melhorado, pois os equipamentos que funcionam precariamente estão sucateados há muito tempo. Outras pautas relevantes seriam sobre o aumento do efetivo da PM e a construção da Cadeia Pública.
A audiência será aberta a população para que possa participar e dar sua contribuição para segurança pública de Campo Verde.