03 de Fevereiro de2025


Área Restrita
icon facebook icon instagram icon twitter

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2017, 18:00 - A | A

Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2017, 18h:00 - A | A

CIDADE

Como anda a situação dos veículos em Campo Verde

O chefe do 51° Ciretran explicou quais os principais problemas no município

Paulo Pietro
Campo Verde

Levantamos os dados de veículos em circulação emplacados em Campo Verde, para saber em média qual o volume de pessoas que trafegam pela cidade e como está o funcionamento do 51° Ciretran, localizado no município após a mudança de horário estipulada pelo estado. 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Apesar de existir uma fila considerável de pessoas na espera de atendimento do órgão, em média 250 pessoas são atendidas na unidade por dia, um trabalho realizado com muita competência pelos seus funcionários e gestor, que mesmo com o número reduzido vem dando conta do recado. “Eu só tenho a agradecer os funcionários do 51° Ciretran de Campo Verde, que mesmo com a pressão diária de atendimentos, realizam um trabalho com competência e seriedade, entregando seu melhor aqui na unidade,” relatou o chefe do Ciretran Divino José de Sousa. 

 

Atualmente a unidade funciona das 12h as 18h e existe sim um déficit de funcionários no setor administrativo, pois além da falta natural,  os funcionários necessitam tiram férias e licenças reduzindo ainda mais o número de trabalhadores. Mas o principal gargalo do município é quanto aos profissionais que realizam vistoria, essa segundo o chefe do Ciretran seria  a alma da unidade, que no momento encontra-se em falta em Campo Verde, já que o funcionário que realiza esses serviços está de licença e o estado ainda não nomeou os concursados do setor. Quem está contribuindo atualmente nesta tarefa é o município vizinho de Dom Aquino, que destina um funcionário para vir até Campo Verde um vez na semana, para realizar as vistorias pendentes, estima-se que a fila de espera para realização deste serviço já ultrapassem 100 veículos. “Aqui em Campo Verde seriam necessários que existisse pelo menos dois profissionais da área de vistoria, mas enquanto esperamos, uma parceria com o 13° Ciretran de Dom Aquino vem conseguindo suprir as necessidades mais urgentes de Campo Verde, aliás, além de enviar o funcionário Edilso Vieira de Jesus, que realiza as vistorias aqui, nós estamos encaminhando com um documento assinado por nós alguns carros para serem vistoriados lá na cidade de Dom Aquino, por isso temos que agradecer o Edmundo Batista Torres, chefe do  13°Ciretran e o Edilso, por estar nos ajudando bastante nessa questão,” explicou Divino. 

 

Qual o número da frota de Veículos da cidade  

 

Atualmente a cidade possui 22.947 veículos emplacados pelo município e ainda milhares que estão há anos no município e não foram transferidos. É como se a cada 2 habitantes do município possuíssem um veículo em média, esse número seria maior se houvesse a conversão para o emplacamento na cidade.  

 

Quanto ao número de pessoas habilitadas na cidade, é impossível de se realizar um levantamento correto, pois mais da metade dos motoristas de Campo Verde possuem habilitação realizada em outros municípios e estados, que não contabilizados pelo Ciretran. 

 

Falta de profissionais causa prejuízos ao município 

 

A falta de profissionais e fila excessiva para realização da vistoria pode causar também uma evasão de recursos, já que 50% do IPVA vai para o município onde o veículo está emplacado, o Chefe do Ciretran  inclusive citou essa questão “nós fazemos o possível para que os veículos sejam emplacados em Campo Verde, já que sabemos que parte desse recurso vem para o município, já aconteceu casos que tivemos que convencer o proprietário a realizar o emplacamento aqui , pois como iria demorar, o cidadão disse que iria emplacar em outra cidade, mas com nosso comprometimento e responsabilidade  tivemos que convencer ele que seria importante, já que esse veículo que circularia  no município, fosse emplacado aqui.”

 

Como em Campo Verde existem muitos veículos grandes, alguns de luxo, o valor do IPVA é alto, uma caminhonete Hilux ou SW4 por exemplo, tem o IPVA em torno de R$ 3.000, metade desse dinheiro seria destinado ao município. Vale lembrar também à população que reside no município à importância de se emplacar ou transferir seus veículos para cidade por esse motivo.  

 

Neste caso esbarramos na questão de funcionários que realizam a vistoria, como citado acima, pois são eles que liberam o veículo para o emplacamento, transferência e qualquer outra modificação existente.  

 

O funcionário lotado em Campo Verde para está função retorna de férias no próximo dia 11 de fevereiro, que deve trazer uma melhora no andamento das vistorias. Por outro lado se espera que o outro funcionário que já passou em concurso seja nomeado o quanto antes, para ter o número mínimo de trabalhadores no setor e dar um fim nesta fila. 

 

Pátio superlotado e sem nenhuma segurança

 

A situação do pátio do Ciretran que fica localizado ao lado do batalhão da PM no município, já foi foco de várias matérias negativas em vários aspectos, situações sobre furtos de peças, falta de iluminação, segurança precária, criadouro de mosquito entre outras. 

 

Quanto a esse problema o chefe do Ciretran, relatou que “realmente é uma situação que inspira cuidados, esse pátio é longe da unidade, não possui segurança adequada e está realmente superlotado. Mas no momento não temos como destinar esses veículos apreendidos para outro local. Estamos liberando mais espaço empilhando alguns carros e motos que já não tem mais condições de serem recuperados, mas é um problema que necessita ser solucionado. Até o final do ano também pretendemos realizar um leilão para tirar do local os veículos que ainda podem ser vendidos, já estamos realizando as tratativas para que isso seja realizado o quanto antes, pois acredito que neste ritmo até o final do ano já não teremos mais espaço no local.”

 

A maioria dos veículos apreendidos no pátio são por documentação atrasada, muitos também por não terem mais condições de trafegar.          

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]