A 28ª edição do Festival da Canção de Campo Verde (FESCCAM), chegou ao fim no último sábado (5) com a realização da etapa final e da entrega da premiação aos vencedores das 6 categorias. A edição, que teve 171 intérpretes inscritos, consolidou o Festival como um dos maiores e mais importantes eventos do gênero em Mato Grosso e na região Centro-Oeste do Brasil.
Nesta edição, que distribuiu mais de R$ 72 mil em prêmios, o FESCCAM contou com a participação de cantores de 13 estados brasileiros e de mais 25 cidades de Mato Grosso, que demonstraram alto nível técnico, com as notas conquistadas tanto na disputa pelas vagas nas finais e quanto nas finais tendo diferenças mínimas entre os classificados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
“O FESSCAM vem desenvolvendo muito, ano a ano. O ano passado foi um ano atípico, foi o primeiro ano pós-pandemia, então muitas pessoas de fora deixaram de vir, mas esse ano, com o retorno, naturalmente faz elevar o nível do festival”, observou o jurado Carlos Taubaté. Ele também atribuiu à tradição do festival, o nível de qualidade do evento.
“Isso é fundamental. E uma coisa que eu faço questão de exortar é a qualidade da banca de jurados, são todos absolutamente habilitados, tanto que as notas foram parelhas, não houve aquelas discrepâncias que muitas vezes acontecem. Isso contribui para a credibilidade do Festival. Eu exorto Campo Verde se preocupar sempre com a formação de uma banca de qualidade como esta, porque isso dá justiça e credibilidade ao Festival”, frisou Taubaté, que há mais de cinco anos atua como jurado do FESCCAM.
Outro jurado já com logo tempo de participação no FESCCAM é o músico e professor Gil Cardoso, que também destacou a qualidade do evento. “Especialmente este ano os candidatos demonstraram um nível altamente satisfatório, mesmo no período das classificatórias a gente teve grande dificuldade para poder escolher, separar um candidato do outro através de uma nota, porque parece que a cada ano que passa eles se preparam mais, buscam mais a sua qualificação técnica-vocal. E é muito bom vir aqui e ver essa evolução”, frisou ele. “Os candidatos de Campo Verde também, a cada ano avançam e vão conquistando um cenário de nível nacional. Isso é nítido de ver”, ressaltou o jurado.
Para sua realização, o FESCCAM contou com o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer, representada no evento por Laura Arruda. “A avaliação que a gente faz é que ele [O Festival] já é grandioso e só vem a multiplicar a quantidade de artistas. E os que estão aqui são lançados para o Brasil”, enfatizou ela. “Nossa avaliação é muito positiva”, afirmou.
E para os vencedores, o que representa participar do FESCCAM? Para Karola Nunes, que venceu na categoria inéditas, o evento é fundamental para quem faz e vive da arte em Mato Grosso. “Sair com esse troféu é voltar para casa cheia de gratidão. Quero parabenizar todo pessoal da organização. Parabéns para todos que estão envolvidos”, disse ela.
Veja abaixo quem foram os primeiros colocados e os destaques em cada uma das categorias do 28° FESSCAM
Infantil
1° Luiz Pedro - Campo Verde - “O Calhambeque”
2º Melina Alves - Campo Verde - “História de uma Gata”
3° Isabelly Ventura - Campo Verde - “Como Nossos Pais”
Infanto-juvenil
1º Diely Vaz - Terra Nova do Norte - “Abandonada Por Você”
2° Hysis Vitória - Campo Verde - “Atos 2”
3° Heloisa Bonfate - Campo Verde - “Splish Splash”
Destaque Mylena Gabrielle - Campo Verde - “Preciosa Graça”
Gospel
1° Késia Silva – Nobres - “Amigo Espírito Santo”
2° Bruna e Gabriela - Cáceres - “Me Ama”
3° Mateus e Gabriela - Primavera do Leste - “É Preciso Acreditar”
4° Adriele Rocha – Juína - “Autor da Vida”
5° Cris Assunção – Rondonópolis - “A Fé Faz o Herói”
Destaque Anna Thaiza - Campo Verde - “Aleluia”
Inéditas
1° Karola Nunes - “Botânica” - Cuiabá
2° Luth Peixoto - “Corpo Fechado” - Cuiabá
3° Ronai Navas - “Cantigas de Roda Mundo” - Cuiabá
4° Jhony Saar - “Anjo da Guarda” - Juína
5° Jone Frank - “Paradoxo” - Santana do Araguaia (PA)
Destaque Rui Terra - “Um canto de Liberdade contra o Covid 19” – Campo Verde
MPB
1° Marcelo Saaz - “Vingança” - Campo Grande (MS)
2° Raul Ruffo - “Sonho de um Palhaço” - Cuiabá
3° Mônica Seven - “Soul de Verão” - Cuiabá
4° Mika - “Show das Poderosas” - Barra do Bugres
5° Emilly Ribeiro - “A Morte do Vaqueiro” - Campo Verde
Destaque Tritons - “Mira Ira” - Campo Verde
Sertaneja
1° Yuri Lima Cabral - “Canarinho do Peito Amarelo” - Primavera do Leste
2° Kleber e Adilson – “Minha Prece” - Ubiratã (PR)
3° Marcos e Sérgio - “Hoje Não é Nosso Dia” - Santa Rita do Araguaia (GO)
4° Donizete e Rafael - “Boiadeiro Errante” - Cuiabá
5° Carol Reichert - “Por Um Minuto” - Rondonópolis
Destaque Karen Thafny - “Agora Vai” - Campo Verde
*Com informações Prefeitura de Campo Verde