O clima de natal já está chegando a Campo Verde, a principal Avenida do município, bem como a Praça João Paulo II, que abriga o mirante, está sendo repintada e decorada para estar bonita, na cerimônia de abertura e acendimento das luzes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Nossa reportagem entrevistou o Secretário de Indústria Comercio e Turismo, Donizete Restani para falar um pouco sobre a programação de fim de ano. “Todos os anos é realizado essa decoração de natal, mas em 2017 nós ampliamos isso também para a Avenida Brasil, estamos investindo um valor maior, até mesmo para atrair a população e pessoas de fora. Estamos pintando a Praça, reformando os quiosques, investindo na decoração para ter realmente um clima agradável de natal em Campo Verde,” disse o Secretário.
A programação deve se iniciar no dia 01 de dezembro, com a reinauguração dos quiosques, apresentações culturais e artísticas, presença da orquestra sinfônica do município, com temas natalinos, e claro, a tão esperada chegada do Papai Noel. “Esse ano o Papai Noel vai chegar de maneira diferente, mas isso é surpresa, estamos nos esforçando muito para realizar um final de ano muito interessante para os cidadãos campo-verdenses e também para o pessoal que vem de fora e está conhecendo o município. No dia 01, uma sexta-feira vai haver uma programação especial, não será somente a chegada do Papai Noel, as atividades devem ser iniciadas as 19h30 e ter encerramento por volta das 21h30, justamente por ser um horário condizente com a rotina das crianças, depois disso é claro a população vai poder aproveitar os quiosques que vão ficar abertos até mais tarde,” resumiu Donizete.
Boa parte da decoração de natal que está sendo instalada na cidade são confeccionadas pelos próprios funcionários da secretaria, que estão se doando bastante para embelezar o município.
Vandalismo
Infelizmente, enquanto muitos trabalhos estão sendo realizados para enfeitar o município, uma minoria sem nenhuma responsabilidade vandalizou, sem nenhum motivo, cerca de nove luminárias que estavam na Avenida Brasil. E essa atitude já trouxe prejuízos a decoração.
“Nós ficamos muito tristes com essa situação, com certeza um ato de vandalismo, que inclusive já prejudicou nosso planejamento inicial. A ideia era colocar a iluminação até o Loris Hotel, agora nós vamos conseguir chegar até a Av. Campo Grande, já que os circuitos de led quando são danificados não conseguem ser reparados, inutilizando toda a estrutura,” desabafou Restani.
Para isso ele conta com o apoio da população de Campo Verde, que fiscalize no caso de haver depredação, “não precisa falar com os vândalos, mas se der tire uma foto, ligue para a polícia, pois desta maneira os responsáveis terão que responder pelos seus atos e até mesmo arcar com os prejuízos.”
Funcionamento do Comércio
O CEMP- Centro empresarial de Campo Verde, em parceria com a Secretária de Industria Comercio e Turismo, realizou um enquete, que foi encerrada na tarde desta quinta-feira (23). Entre os questionamentos havia perguntas sobre as compras de natal, se já realizou, quanto pretende gastar, se o funcionamento do comércio até a noite facilitaria a vida dos consumidores. Até agora todas as parciais apontaram que a grande maioria da população ainda não realizou compras de final de ano, que pretendem gastar mais de R$ 100 em presentes, ainda que apoiam o fato de o comércio funcionar até mais tarde no final de ano.
Vai haver uma reunião com os representantes dos órgãos ligados ao comércio, secretária e outros convidados, para decidir se o comércio deve ou não ter o horário estendido.
Na visão do secretário Donizete, que é oriundo do interior paulista, “o comércio de costume na minha cidade de origem, 15 dias antes do natal funciona em horário estendido, e os resultados obtidos são expressivos, acredito que Campo Verde poderia também realizar algo semelhante.”
Outra questão que chamou atenção na enquete seria a preferencia pelos comércios que participam da Promoção Natal Premiado, promovida pelo CEMP, no qual a maioria das pessoas respondeu que sim, dão preferencia para os comércios participantes.