Secretários escolares e estudantes da rede estadual de Educação de Campo Verde receberam mais uma remessa de Chromebooks e Notebooks. A entrega de 200 equipamentos foi na semana passada e se somam aos 280 que já haviam sido entregues às escolas do município.
Uma das unidades beneficiadas com os novos equipamentos foi a Escola Estadual Ulisses Guimarães com mais 40 Chromebooks. Em 2022, outros 40 foram entregues a unidade escolar. De acordo com o secretário estadual de Educação, no total serão distribuídos pela SEDUC 200 chromebooks, divididos entre as Escolas Estaduais Ledi Anita Brescancim, Waldemon Moraes Coelho, Jupiara, Alice Barbosa Pacheco e Ulisses Guimarães.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Com o uso do equipamento associado ao Sistema Estruturado de Ensino, todas as tarefas aplicadas em sala de aula ficam disponíveis na nuvem, facilitando o acesso ao conteúdo por professores e estudantes mesmo estando em casa. Assim, o emprego do Chromebook como ferramenta pedagógica permite que os arquivos sejam armazenados online, estando disponíveis sempre que necessário, em qualquer dispositivo conectado à internet.
Segundo o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, as práticas educacionais com o uso de equipamentos tecnológicos ajudam o estudante a desenvolver habilidades de pensamento cognitivo, práticas reflexivas e o estabelecimento de relações interpessoais. “É uma ação pela qual os professores também engajam, enfatizam e ampliam os objetivos pedagógicos, ajudando o estudante atingir as metas de aprendizagem”.
Os secretários escolares também acompanham essa evolução e recebem, também, as ferramentas que já fazem parte desta geração de estudantes. Alan observa que essa atenção com o profissional vem fortalecendo a política de formação continuada, que ganhou uma nova dimensão desde 2019, propiciando o acesso e a utilização dos recursos no ambiente escolar. “Outros avanços tecnológicos virão em breve”, anunciou.
Karina França Garcia, secretária-adjunta de Infraestrutura e Patrimônio (SAIP), pontuou sobre a importância da valorização profissional na rede estadual. “Um servidor motivado demonstra dedicação e empenho maiores e mais relevantes, seja na execução de tarefas, na gestão e até mesmo no convívio com os demais no ambiente laboral”, afirmou.
Ela reforçou que essa ação é uma prática contínua no cotidiano da pasta, onde reconhecer o trabalho dos secretários escolares é um elemento fundamental para o sucesso de todas as ações, sobretudo, na consolidação do Programa EducAÇÃO 10 Anos, que objetiva colocar Mato Grosso entre os cinco melhores do país até 2032.
Os chromebooks fazem parte do Programa EducAÇÃO 10 anos e são dotados de plataformas com os conteúdos trabalhados em sala de aula e vão contribuir com a melhoria do aprendizado. “Esses equipamentos, essas ferramentas, essas plataformas serão muito importantes para os nossos estudantes”, destacou o secretário. “A tecnologia vai proporcionar mais interatividade e contribuir para que tenhamos, cada vez mais, uma aula melhor e os nossos resultados devem avançar e melhorar cada vez mais”, complementou.
O prefeito Alexandre Lopes de Oliveira, ao falar para os professores presentes, elogiou a parceria entre o Município e o Estado, que está permitindo a realização de importantes obras de infraestrutura escolar, com a reforma e reconstrução de cinco escolas e destacou também o trabalho realizado pelos professores, que têm garantindo uma Educação de qualidade, que é referência para outros municípios.
“Sabemos dos desafios daquilo que, dia após dia, arduamente, se entrega para que se possa trazer o conhecimento, a educação das nossas crianças, dos nossos jovens, dos nossos alunos”, disse Alexandre.
O evento contou com a presença do Diretor Regional do polo de Primavera do Leste, Dilson Thomaz, da secretaria Municipal de Educação de Campo Verde, Simoni Pereira Borges, da secretária adjunta de Gestão Regional, Alcimária Ataídes da Costa e do prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes.