O Centro de Treinamento e Referência do Instituto Mato-grossense de Algodão (IMA) em Campo Verde, está próximo de sua conclusão. Mas antes da inauguração oficial estão realizando cursos de aperfeiçoamento e palestras. Na terça-feira (29) estava sendo realizado um curso de aperfeiçoamento para os soldadores, com aulas teóricas e práticas, onde os alunos que atuam na área podem conhecer novas técnicas.
Este é o terceiro curso ofertado este ano segundo Renato Tachinardi representante do IMA na região. “O Centro servirá para que as pessoas que trabalham com o algodão sejam melhor preparadas. O IMA realiza esse trabalho desde 2006, mas agora com os centros de treinamento com certeza daremos um salto na quantidade e qualidade dos cursos.”
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Além de Campo Verde outras cidades como Sapezal, Sorriso, Campo Novo e Rondonópolis, também terão Centros de treinamento do IMA. No caso de Rondonópolis, que será inaugurado hoje, ainda haverá uma escola de beneficiamento do algodão, para formar profissionais para as algodoeiras. Em Campo Verde não haverá essa escola. “Quando for necessário os produtores de Campo Verde podem enviar alunos para escola de Rondonópolis”, frisou Tachinardi.
Apesar de faltar somente alguns acabamentos para que o Centro fique pronto, Tachinardi estima que a obra seja inaugurada em poucos meses. O custo total da obra deve ultrapassar R$ 10 milhões, com a construção do prédio, compra de móveis e equipamentos para que os alunos possam se aperfeiçoar com o que há de melhor no mercado.
“Isso é uma carência que existia há algum tempo, mas faltavam recursos para que esses Centros de Treinamento saíssem do papel e agora está sendo possível”, conta Tachinardi.
Além da mão de obra o Centro pretende ser a casa do produtor de algodão da região, com a disposição de uma série de pesquisas voltadas para a cultura visando melhor aproveitamento, qualidade e economia.