28 de Janeiro de2025


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 06 de Abril de 2016, 14:02 - A | A

Quarta-feira, 06 de Abril de 2016, 14h:02 - A | A

Saúde

Caso de Síndrome de Guillain-Barré é confirmado em Campo Verde

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. Isso leva à inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular.

Paulo Pietro
Campo Verde
[email protected]

Um caso da rara Síndrome de Guillain-Barré foi confirmado em Campo Verde. Segundo informações da secretária de saúde do município, o paciente diagnosticado com a doença autoimune, tinha sido notificado há alguns dias por suspeita de Zika Vírus.

Em Campo Verde o número de pessoas notificadas com o Zika passa de 475, somente nesse inicio de ano. A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. Isso leva à inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular. Pesquisadores de diversos centros de referência do Brasil já confirmaram a relação do Zika Vírus com a Síndrome. A proporção média seria que a cada 1000 infectados pelo menos 5 possam desenvolver a Guillain-Barré.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O número de pessoas diagnosticadas com Síndrome está crescendo muito rápido no Brasil, segundo pesquisadores. Mas vale lembrar que não somente casos envolvendo Zika Vírus podem desencadear a doença, outras situações são até mais causadoras da Síndrome :

•        Mais comumente, por uma infecção com a Campylobacter, um tipo de bactéria frequentemente encontrada em aves mal cozidas

•        Vírus Influenza

•        Vírus de Epstein-Barr

•        HIV, o vírus da Aids

•        Pneumonia

•        Cirurgias

•        Linfoma de Hodgkin

•        Raramente, vacinas da gripe ou a vacinação infantil.

O dano nervoso provocado pela doença provoca formigamento, fraqueza muscular e até mesmo paralisia. A síndrome de Guillain-Barré costuma afetar mais frequentemente o revestimento do nervo (chamado de bainha de mielina). Essa lesão é chamada de desmielinização e faz com que os sinais nervosos se propaguem mais lentamente. O dano a outras partes do nervo pode fazer com que este deixe de funcionar completamente.

Os sintomas da doença são perdas de reflexo, fraqueza, descontrole dos músculos, dormências, movimentos desordenados, alterações na sensibilidade. Apesar de ser uma Sídrome grave e que ainda não tem cura, nos estágios iniciais da doença, tratamentos que removem ou bloqueiem a ação dos anticorpos que estão atacando as células nervosas podem reduzir a gravidade e a duração dos sintomas da Síndrome de Guillain-Barré. Um desses métodos é chamado de plasmaferese e é usado para remover os anticorpos do sangue. O processo envolve extrair sangue do corpo, geralmente do braço, bombeá-lo a uma máquina que remove anticorpos e depois enviá-lo novamente ao corpo. Outro método é bloquear os anticorpos usando altas doses de imunoglobulina. Nesse caso, as imunoglobulinas são adicionadas ao sangue em grandes quantidades, bloqueando os anticorpos que causam a inflamação. 

 

Vale ressaltar, mais uma vez, a importância de se combater os focos do Mosquito Aedes Aegypti, com mais essa ameaça à saúde da população os cuidados devem ser redobrados quanto a locais que possam servir de berçários para o mosquito transmissor.              

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]