21 de Julho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016, 08:51 - A | A

Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016, 08h:51 - A | A

COMUNIDADE

Casas abandonadas no bairro Santa Rosa são alvos de vândalos

Secretaria disse que casas estão em processos judiciais.

Paulo Pietro
Campo Verde

Uma situação reportadas há algumas semanas por moradores do Bairro Santa Rosa em Campo Verde, dão conta que algumas residências no bairro abandonadas estão sendo depredadas por vândalos.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Nesta quinta-feira (01) o Diário foi até o bairro para conferir de perto essa situação e falar com moradores que vivem nas proximidades, as fontes que inclusive haviam denunciado o fato, preferiram não se identificar, mas a situação de algumas residências realmente são deploráveis. 

 

O Bairro Santa Rosa, que existe há pouco mais de 2 anos, advindo dos programas habitacionais do Governo Federal em parceria com os estados e municípios, prega que as casas concedidas através de uma seleção realizada pela prefeitura,  não poderiam ser comercializadas durante 10 anos, ou seja, não poderia ser vendidas ou alugadas, pois esses programas selecionaram quem realmente necessitava de uma moradia e não teria como comprar sem a ajuda do Governo Federal.

 

As famílias beneficiadas teriam que realmente morar nesse imóvel, ou perderia o sentido de finalidade do programa, apesar de a maioria do bairro ser de pessoas que realmente cumpriram o papel e os requisitos, muitos abandonaram as residências logo quando chegaram segundo as informações obtidas. Algumas famílias foram substituídas e outras simplesmente abandonaram o imóvel.  Segundo uma das entrevistadas nos informou, “ quando as casas foram entregues as famílias tinham até 30 dias para se instalarem, mas teve várias pessoas que entraram nas residências e depois de uma semana saíram do imóvel. Teve um caso em que a pessoa abandonou a casa porque achou o terreno muito pequeno, a prefeitura selecionou outra pessoa para morar, essa segunda pessoa disse que era muito longe do trabalho e também abandonou, então realmente não da para entender,  tem muita gente procurando lugar para morar.”

 

As taxas pagas pelos moradores do bairro variam entre R$ 30 e R$150,  valor que é incomparável ao valor do aluguel em Campo Verde. “ Por esse motivo agente fica revoltado quando vê a situação dessas residências abandonadas, todas quebradas,” disse uma outra moradora.

 

 

Nós procuramos o Secretário de Habitação do Município Aparecido Rudnick, ele nos informou que estas residências estão abandonadas justamente por que as famílias que era detentoras dos direitos, por um motivo ou por outro, acabaram sendo desenquadradas do programa habitacional, até que se resolva essa situação judicialmente as casas ficam inabitadas. Mas vale ressaltar que isso nada tem haver com a prefeitura, foi à Caixa que detectou as irregularidades e retiraram as famílias. Da parte da prefeitura existe um cadastro de reserva de pessoas que foram enquadradas nos programas, mas não conseguiram essas residências no primeiro momento, assim que a situação for resolvida judicialmente elas devem ser reformadas pela Caixa e entregues aos novos proprietários que estão neste cadastro.           

VÍDEO

Comente esta notícia

Erleide Freitas 06/12/2016

E pura verdade. Amigo porq não deixa morar pessoas q realmente tem interesse. E não pode pagar aluguel. Nem ir morar em fazendas. Tem pessoas q vivem do paga aluguel e aposentada q seu dinheiro e pouco e precisa. Porque não deixa ela morar até morrer e depois passa a. Outra q realmente precisa

positivo
0
negativo
0

Erleide Freitas 06/12/2016

E pura verdade. Amigo porq não deixa morar pessoas q realmente tem interesse. E não pode pagar aluguel. Nem ir morar em fazendas. Tem pessoas q vivem do paga aluguel e aposentada q seu dinheiro e pouco e precisa. Porque não deixa ela morar até morrer e depois passa a. Outra q realmente precisa

positivo
0
negativo
0

leiza cristina 04/12/2016

Isto e so pra vcs ver q agente q mora e morava a muito tempo ai e nao ganhamos . Isto e para vc ver e refletir pra quem vc deu nao precisava .

positivo
0
negativo
0

Adilson 02/12/2016

Não só no santa rosa como no jardim América tbm várias casas abandonadas entre aspas né e depedradas

positivo
0
negativo
0

4 comentários

1 de 1

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]