Os atletas praticantes da Capoeira em Campo Verde obtiveram resultados de destaque na 1° Edição dos Jogos do Pantanal, competição que incluiu cerca de 70 atletas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que disputaram o campeonato divididos em quatro categorias. A competição foi realizada na capital Cuiabá, no último domingo (23).
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Do município quatro atletas disputaram a competição, dois deles subiram ao pódio, O instrutor Fumaça Verde (Eduardo de Oliveira) e o graduado Flex (Alan Farias), que conseguiram ficar em terceiro lugar. Os outros dois atletas, Kabelera (Adriano Dias) e Kanastra (Claudiney Silva) também foram bem, mas não conseguiram passar das semifinais.
Os campeonatos de capoeira são disputados de maneira muito cientifica, os juízes observam as técnicas e domínio de jogo dos atletas em quatro tipo de jogos distintos, sendo eles: Benguela (mais lento),São Bento Grande (Muito Veloz) e Iúna (jogo de acrobacias e floreios).
A Capoeira é um esporte bastante difundido no município, conta com atletas experientes como o instrutor “Fumaça Verde”, o esporte é um dos que são oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Esportes do Município, no ginásio Joubert Romancini, o Pratão. O graduado Adriano Dias, ou “Kabelera” nos disse que “treino Capoeira desde 2002, quando cheguei a Campo Verde, já procurei treinar Capoeira e é muito satisfatório participar de campeonados como este. Nos treinamos muito, para manter a parte física em dia, mas é nesses campeonatos que podemos demostrar toda a experiência que adquirimos ao logo dos anos, tem gente que bagunça e quer mostrar na rua o que aprendeu, nós aqui de Campo Verde guardamos o momento dos jogos para demostrar nossa técnica, pois lá é o lugar. Para mim ter a oportunidade de participar de um campeonato como este, ir com quatro atletas e voltar com duas premiações é muito satisfatório. Nós sempre participamos dos Jogos de Goiás que nosso Mestre, reside lá realiza, essa foi a primeira edição deste torneio envolvendo os dois estado e pelo jeito promete ficar.”
A Capoeira é um patrimônio cultural do Brasil, reconhecido pela Unesco e é importante que este esporte genuinamente brasileiro seja difundido entre os nossos jovens, os projetos sociais envolvendo a Capoeira além do ginásio Joubert Romancini, ainda são ministradas no Lar Espirita, na Escola São Lourenço e na ASCAM no Bairro São Miguel. Os interessados na prática do esporte podem procurar a secretária de esportes do município, localizada no mesmo ginásio para se informar sobre os horários e matrícula.