02 de Dezembro de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 08 de Outubro de 2018, 14:27 - A | A

Segunda-feira, 08 de Outubro de 2018, 14h:27 - A | A

ELEIÇÕES

Candidatos de Campo Verde não garantem vaga na Assembleia Legislativa

Apesar da votação expressiva no município, os candidatos locais não atingiram número necessário de votos.

Paulo Pietro
Campo Verde

Com três candidatos na disputa por uma das vagas na Assembleia Legislativa, Campo Verde mais uma vez não conseguiu fazer um representante legítimo do município.

Apesar de serem os mais votados na cidade, respectivamente José Maria dos Santos (PSDB), Henrique Berto (PDT) e Solivan Fonseca (PP), não conseguiram atingir o número necessário para ocupar uma das vagas no legislativo estadual.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Zé Maria, o mais votado na cidade, obteve 6.804 no município, mais 2.320 votos fora, sendo um dos mais votado também nos vizinhos Nova Brasilândia e Planalto da Serra, totalizando 9.124 votos, terminando na 54º colocação geral, com 0,60% dos votos do estado.

Apesar de ter ficado em terceiro no município, o candidato Solivan Fonseca, fez maior números de votos fora, do que o candidato Henrique Berto. Solivan saiu de casa com 1.650 votos e conseguiu mais 1.844 votos, ou seja, foi mais efetivo fora do município. Solivan totalizou 3.494 votos, terminando 97º colocação geral, com 0,23% dos votos do estado.

O candidato Henrique Berto ficou em segundo lugar no município com 2.396 votos, mas conseguiu 643 votos em outras cidades, totalizando 3.039 votos, terminando na 104º colocação geral, com 0,20% dos votos do estado.

O que se discute neste momento no município é o mesmo assunto das últimas eleições majoritárias, por quê não optaram por um único nome na cidade? As motivações são inúmeras, mas as principais são brigas políticas e ideológicas que impedem que o município venha ter um candidato consensual.

Unidos, somente em Campo Verde os três candidatos somaram 10.850 votos, em total de votos os três somariam 15.657 votos, número suficiente para eleger um deputado pela coligação do PSDB, por exemplo, já que o eleito Wilson Santos obteve 14.855 votos.

Em outras coligações, o número para se eleger foi bem menor, o deputado eleito em Mato Grosso com menor número de votos foi João Batista do Sindispen (PROS) que se elegeu com 11.374 votos.

Vale ressaltar também que Maxi Russi, Carlos Avalone, Guilherme Maluf, entre outros candidatos, também foram votados pela população campo-verdense, mas longe dos números expressivos nos candidatos do próprio município.

As reações de lastima, pós-eleição vem acontecendo nas redes sociais, que sirva de lição para outras eleições.       

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]