No inicio de 2017, Campo Verde já pode contar com uma boa notícia, a quarta edição da Caravana da Transformação que vai atender neste inicio de ano os municípios do Vale do São Lourenço, incluindo Campo Verde, promete tentar sanar uma das maiores carências do município na área da saúde. A caravana de tem o objetivo de reduzir a quantidade de cidadãos que aguardam para a realização de cirurgias oftalmológicas, fortalecer a cidadania e fornecer os serviços essenciais e consultas de oftalmologista.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
A secretária adjunta Paula Reis da Casa Civil, veio a até Campo Verde no inicio da noite da última quarta-feira (04) para divulgar essa quarta edição da caravana que terá sede em Jaciara, mas vai atender vários municípios da região. “Campo Verde está incluído nessa edição que vai ter inicio no próximo dia 24 de janeiro até 03 de fevereiro, dez dias de prestação de serviços, onde o governo transfere uma suas secretárias para esta região para promover serviços de saúde e cidadania. Nosso carro chefe para caravana são as cirurgias de cataratas e pterígio, mas vão haver consultas e outros serviços a disposição da população que necessita. Campo Verde inclusive nos surpreendeu com sua organização pois já tem mapeado muitas pessoas que tem essas necessidades, um trabalho que já tem direcionamento, sabemos que vão aparecer novos casos e desde já convidamos a população que tem essa demanda para que a partir do dia 11, procure a secretária de saúde para fazer parte desta caravana,” finalizou Paula.
Os custos de todos os serviços serão bancados pelo governo do estado, as pessoas que tiverem diagnósticos para realizar esses procedimentos cirúrgicos vão receber todo o atendimento na caravana, inclusive com pós operatório, materiais de curativo e tudo que envolve o processo totalmente de graça.
Serão atendidos na caravana por dia mais de 3.000 mil pessoas, com média de 800 cirurgias por dia. Para isso cerca de 80 médicos e vários outros profissionais estão à disposição da população nesses dias de caravana.
O anuncio da participação de Campo Verde nesta edição, foi realizado em um ato político, no plenarinho da câmara, com a presença de vereadores, secretários e comandada pelo vice-prefeito Milton Garbugio, que interinamente está à frente da prefeitura. Ele se sentiu muito feliz com o anuncio e comentou que “essa caravana que terá a participação de Campo Verde já é fruto de um bom relacionamento com o Governo do Estado, sendo uma das promessas realizadas pelo Governador Pedro Taques durante o tempo que estivemos juntos na campanha política. É um ganho para o município que tem uma grande demanda para essa especialidade de saúde. “ Como havia comentado em entrevista ainda no final de dezembro a atuação do vice em Campo Verde neste mandato deve ser maior, prova disso essa parceria com o Governo já no inicio de 2017.
A parte da prefeitura em todo esse ciclo será transportar os pacientes de Campo Verde a Jaciara, que segundo Milton será realizado sem nenhum problema. Não se sabe ainda com exatidão qual será a data dos atendimentos para os pacientes de Campo Verde, o que deve ser decidido em reunião no próximo dia 10. O fato é que se pretende inicialmente diminuir consideravelmente, quem sabe zerar, as filas para este tipo de cirurgias.