25 de Junho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Quarta-feira, 24 de Junho de 2020, 06:30 - A | A

Quarta-feira, 24 de Junho de 2020, 06h:30 - A | A

CONFIRMADO

Campo Verde terá leitos de UTI’s para pacientes com Covid-19

Os novos leitos, devem atender se necessário, pacientes de Dom Aquino, Jaciara, Planalto da Serra e Nova Brasilândia

Da Redação

O secretário de saúde de Campo Verde Altair Timóteo, confirmou na manhã de terça-feira (23), que Campo Verde vai receber os 10 leitos de Unidade de Terapia Intensivo – UTI exclusivos para Covid-19. A previsão é que os leitos já estejam disponíveis para pacientes no dia 01 de julho de 2020.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Altair disse que a instalação dos leitos é de extrema importância tendo em vista a falta de leitos no estado. “Essa iniciativa foi possível devido ao plano do Governo Estadual, através da Secretaria de Saúde do Estado, que vai disponibilizar os equipamentos e verbas para que essas UTI’s estejam funcionando o quanto antes. Essa medida se faz necessária frente a grande demanda de toda a região em busca de tratamento e também a lotação das unidades já existentes”.

Ainda segundo o secretário, as medidas visam trazer maior retaguarda aos municípios da região, além de Campo Verde, esses novos leitos que serão instalados no Hospital Coração de Jesus, devem atender se necessário, pacientes de Dom Aquino, Jaciara, Planalto da Serra e Nova Brasilândia.

Como dito no início da reportagem, os leitos são exclusivos para Covid-19 e não quer dizer que depois que a pandemia passar a cidade terá os leitos para tratamento de outras enfermidades e necessidades, mas é fato de que de qualquer maneira a população da cidade que utiliza o hospital municipal sai ganhando com essa estruturação.

“Para a instalação das UTI’s, além dos equipamentos que já estão sendo utilizados nos leitos semi-intensivos do HMCJ, o governo do estado ainda terá que repassar outros cinco aparelhos respiradores. Os leitos já estão na cidade, bem como 70% a 80% do que deve ser utilizado. Os medicamentos que ainda não temos, estamos realizando as aquisições, bem como realizando a reforma no hospital para receber essa UTI provisória”, explicou Altair.

A reportagem também esteve no HMCJ, e observou que as obras iniciadas na última sexta-feira (19), estão quase prontas.  Segundo Israel Paniago, diretor do hospital, as obras devem ser concluídas até o final desta semana. “As obras devem ser totalmente concluídas na próxima sexta-feira (26), no dia seguinte já estaremos realizando treinamento dos funcionários, que estão trabalhando na linha de frente dessas UTI’s. Estamos trabalhando muito nos últimos dias, para que tudo fique perfeito para liberação dessa unidade o quanto antes. Sabemos que dessa maneira podemos salvar muitas vidas”.

A retaguarda de uma UTI na cidade pode trazer maior tranquilidade as autoridades municipais, atualmente o município possui três pacientes internados com Covid-19 na enfermaria e um internado em UTI além de 60 casos ativos segundo o último boletim. A cidade também registrou três mortes.

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]