Na última sexta-feira (03) secretários executivos do Governo do Estado, que trabalham na pasta da saúde estiveram em Campo Verde para anunciar uma novidade, eles analisaram através de estudos que vão regionalizar o hospital de Campo Verde, já que ele atende as especificidades requeridas pelo Estado, para implantar essa política.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Ricardo Vernelo Soares, Secretário executivo de assuntos de regionalização e Wisley Clemente, vieram a Campo Verde para dar essa boa notícia ao prefeito Fábio Schroeter, diretores da ASAS e a Secretária de Saúde Sandra Badoco. Segundo Wisley, que tem uma grande ligação com cidade de Campo Verde, tendo comandado a secretária de saúde do município por alguns meses, “o estado está com esse olhar de regionalização de todo seu sistema de saúde. Então nos começamos por Campo Verde, já que o prefeito havia realizado esse pedido ao Governador Pedro Taques em janeiro, o governador nos encaminhou essa tarefa de estar buscando as melhores formas para regionalizar esses serviços, atendendo também a população de Nova Brasilândia e Planalto da Serra , que estão distantes da baixada cuiabana e necessitam de um centro de atendimento mais próximo.” Ele ainda comentou que será possível essa regionalização pois o Hospital de Campo Verde atende a todos os requisitos exigidos por eles, “nós fazemos uma busca e vemos quais hospitais tem capacidade técnica, profissionais de qualidade que trazem resultados para população. Nós analisamos esses itens e decidimos que Campo Verde tem totais capacidades e agora estamos realizando os estudos para saber como vamos financiar esse serviço para a população.”
Wisley ainda falou que não existe um prazo legal para que esse serviço seja regionalizado, mais ele acredita que no prazo de 60 dias os estudos para regionalização esteja finalizado, após esse período será decidido juntos aos gestores dos municípios quais os serviços serão ofertados, a própria cidade de Campo Verde e aos municípios vizinhos. “Os números dos hospital Coração de Jesus estão dentro da média dos nossos hospitais de referência, não tem nada que desabone essa regionalização,” Finalizou Wisley.
O Secretário Adjunto de Regionalização, Ricardo Vernelo Soares, falou sobre a funcionalidade da UPA - Unidade de Pronto Atendimento, em Campo Verde, com o advento da regionalização, essa UPA será habilitada no ministério da saúde e vai passar a receber recursos tanto do governo estadual quanto do governo federal. “Essa UPA também servirá como a porta de entrada dos pacientes, uma espécie de triagem, se for algo mais grave que necessite o encaminhamento para hospital municipal será encaminhado, caso seja um problema que não exista solução no município no momento, será encaminhado para o centro de referência, mas todos os pacientes terão que passar pela UPA. A vantagem para a população será enorme, pois irá fortalecer o hospital local, terão mais profissionais, mais especialidades, sem ter a necessidade de se deslocar até Cuiabá ou Rondonópolis,” segundo Ricardo.
Para o Prefeito de Campo Verde Fábio Schroeter essa será uma grande conquista para o município, vai ajudar e muito a população, desafogar o atendimento no hospital do município, levar mais saúde e trazer mais especialidades para Campo Verde. “Isso tudo só comprova o grande trabalho que vinha sendo realizado pela ASAS no município, não é toda a cidade que possui um hospital como o nosso e essa regionalização só vem para comprovar o bom trabalho, já que para escolher os hospitais, foram analisados muitos itens, inclusive sobre a prestação de contas do hospital. Eu havia realizado o pedido para o Governador Pedro Taques, ele nos atendeu, agora vamos trabalhar para colocar em prática esse hospital regional,” finalizou Schroeter.