21 de Julho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Terça-feira, 16 de Agosto de 2016, 19:57 - A | A

Terça-feira, 16 de Agosto de 2016, 19h:57 - A | A

POLÍTICA

Campo Verde terá 128 candidatos a vereador este ano

Paulo Pietro

Tudo pronto com os registros dos candidatos. Até às 19h de segunda-feira (15) os candidatos deveriam registrar no Cartório Eleitoral que atende Campo Verde e Dom Aquino, mas alguns nomes que haviam confirmado a candidatura ainda não estavam aparecendo no sistema. Na manhã de terça-feira (16) o sistema estava fora do ar para consultas de candidaturas, mas ao longo da tarde ele foi normalizado. 

No total a 12° Zona Eleitoral registrou 185 candidaturas, sendo 177 delas para o cargo de vereador.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Dom Aquino conta com dois candidatos a prefeito e vice, assim como em Campo Verde. Enquanto, Dom Aquino terá 49 candidatos a vereador  Campo Verde contará com 128, número menor do que a última eleição municipal onde  140 pessoas colocaram seus nomes para disputa do cargo. Em contrapartida, o número de eleitores passou para 27 mil,  aumento considerável que deve pesar na conta dos candidatos.

 “É a partir de agora todos os candidatos trouxeram seus registros para a Justiça Eleitoral e estão aguardando julgamento desta situação, já podem fazer propaganda permitida, pela resolução do TSE 23.457. Haverá o sorteio da propaganda eleitoral gratuita, tanto para os cargos de prefeito quanto para os vereador. Mas as outras propagandas, como som, reuniões, santinhos, adesivos desde que respeitados as medidas estão liberadas”, afirma A chefe do Cartório Eleitoral Sheila Donadon.

Mas Sheila também alerta os candidatos, “precisam verificar o que pode ser feito. Muito cuidado com a propaganda na Internet, ela pode e deve ser usada, mas  respeitando os limites impostos pela Lei. Se a pessoa se recusar receber essas propagandas e continuar recebendo em seu e-mail, Whatsapp, Facebook e outros meios isso pode acarretar em multa.”

Outra novidade para esta eleições é a Campanha Cidade Limpa uma portaria de segunda-feira (15), diz que: Todo material impresso não utilizado até a véspera das eleições deve ser levado aos cartórios. A juíza Eleitoral de Campo Verde Carolina Schneider  realizou uma reunião com os representantes dos partidos para avisar sobre a portaria e sobre como seria realizado esse recolhimento de materiais. O intuito da campanha é evitar a chuva de papéis que ficam jogado nas ruas nas vésperas e dia da eleição. Sobretudo nos colégios eleitorais. Essa portaria tem o intuito de prevenir, mas também de punir os candidatos  que poderão responder à juíza caso os santinhos forem deixados nas ruas. Além disso, também conscientizar o eleitor, para que não vote na pessoa que realizou tal ato, não fazendo uma campanha ambientalmente correta.

 “Desejo uma campanha limpa, boa sorte a todos, o prazo é curto então façam o seu melhor para serem reconhecidos, mas que respeitem as regras, por que esse ano a fiscalização será maior”, finalizou Sheila.                              

 

 

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]