25 de Junho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 16 de Março de 2020, 19:13 - A | A

Segunda-feira, 16 de Março de 2020, 19h:13 - A | A

Saúde

Campo Verde registra quatro casos suspeitos de Coronavírus

Secretário de Saúde falou sobre os casos, prevenção e planos do município.

Paulo Pietro
Campo Verde

A Secretária de Saúde de Campo Verde confirmou a suspeita de quatro casos do novo Coronavírus (Covid-19) no município. Porém, os pacientes devem passar por exames e testes para confirmar a presença do vírus.

O Secretário Altair Timóteo, conversou com a reportagem do O Diário, no final da tarde desta segunda-feira (16) e confirmou as suspeitas, porém tranquilizou a população dizendo que os casos suspeitos são de pessoas que viajaram para regiões onde o vírus já se espalhou, e ainda reforçou que os pacientes estão isolados em suas residências e não apresentam os sintomas mais graves da doença.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

Ainda segundo o secretário, nenhuma das pessoas com suspeita pertence ao grupo de risco, mas a confirmação dos testes podem demorar de 10 a 12 dias para confirmar a presença do vírus.

Altair explicou que “inevitavelmente vão acabar existindo casos no município, vai acabar chegando aqui, mas estamos trabalhando para evitar a todo custo, para que não se torne um vírus comunitário, evitando o máximo de contágio possível, nosso objetivo é não ter nenhum caso, mas se não for possível, trabalhar ao máximo para evitar que se espalhe.”    

Os cuidados mais do que nunca são imprescindíveis, segundo a Secretaria de Saúde a higiene é a melhor forma de prevenção, lavar as mãos com água e sabão constantemente, a recomendação do álcool em gel é somente para caso de não existir a possibilidade de utilizar o primeiro método. Além disso, as recomendações na hora de espirrar e tossir, colocando o braço na frente, utilizar lenços descartáveis, evitar aglomerações e contato pessoal, beijos e abraços.

O Coronavírus se espalha rapidamente, mas segundo Altair, o Hospital Coração de Jesus está preparado para lidar com casos suspeitos, inclusive possui uma ala de isolamento e a equipe de profissionais está treinada para atender esses pacientes.

A recomendação é que as pessoas que estiverem resfriadas, não apresentando febre alta e outros sintomas mais graves é procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Mas caso apresentem falta de ar, febre alta e outros sintomas mais graves, podem procurar o HMCJ, porém o secretário ressalta que não existe motivo para pânico, porém é momento de vigilância.

A Secretaria já emitiu ofícios para as instituições, associações e demais grupos da sociedade civil organizada, para que não seja realizada reuniões, assembleias, ou qualquer atividade que reúna muitas pessoas. A administração publica também já está cancelando todos os eventos  que estavam agendados.

O Diário e Clique F5 está acompanhando e vai informar sobre qualquer mudança.                  

VÍDEO

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]