Recentemente, a Secretaria de Estado de Saúde do Estado (SES-MT) divulgou dados sobre a dengue em Mato Grosso. Entre 1º de Janeiro e 30 de Setembro deste ano, a Secretaria registrou 22.316 casos de dengue em MT, um aumento de 121% em relação ao mesmo período no ano de 2014, quando foram registrados 10.080 casos. Dados alarmantes e que tem preocupado profissionais da saúde em todo o estado.
Em Campo Verde a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem atuando com seus agentes no combate ao mosquito Aedes Aegypti, porém de acordo com dados da secretaria o numero de casos da doença entre Janeiro e Setembro saltou de 64 casos em 2014 para 229 no mesmo período neste ano, um aumento de mais de 250% no número de registros confirmados da doença. Liderando o ranking de casos no município está o Bairro São Lourenço, com 32 casos, seguido pela Agrovila João Ponce de Arruda com (29), Jupiara e Centro (19)
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
De acordo com Sandra Fávaro secretária de saúde, a Secretaria tem feito sua parte, intensificando os trabalhos desde o início de outubro com a chegada do período chuvoso, porém Sandra destaca que os agentes ambientais tem enfrentado dificuldades, salientando como a maior delas a resistência da população em receber os profissionais.
“Mesmo sabendo que é para o bem de todos, muitos cidadãos, por razões que desconhecemos, não permitem a entrada dos agentes ambientais para fazer a vistoria, orientação e localização de possíveis criadouros do mosquito”, ressaltando que os números da doença em Campo Verde e em nível estadual são preocupantes.
A secretária enfatizou ainda que os profissionais da Vigilância Ambiental atuam, além do serviço de rotina, com trabalhos de bloqueio de perímetro. “Quando recebemos um caso confirmado de dengue a equipe vai até o endereço da pessoa que foi acometida pela doença e faz uma vistoria e realiza o bloqueio daquela área com o veículo fumacê nesta casa e em residências vizinhas a fim de evitar novos casos da doença”, salientou.
“O combate a dengue é um dever de todos nós. Por isso pedimos encarecidamente a todos os cidadãos que venham junto conosco nesta luta, cuidando dos seus quintais evitando o acúmulo de água em garrafas, pneus, vasinhos de plantas e lixo doméstico, tais como latas, copos descartáveis e casca de ovos e, caso veja algum possível foco do mosquito ligue para a secretaria de Saúde nos telefones da Secretaria de Saúde nos telefones 3419-2900, 4504, 2347 ou 2288 que enviaremos uma equipe da Vigilância até o local”, finaliza Sandra.