Entre os dias 22 de setembro e 29 de outubro, Campo Verde recebe a exposição “Arquitetura Religiosa de Mato Grosso. Será no mirante da Praça São João Paulo II, das 16h00 às 22h00, de quarta-feira a domingo, com entrada gratuita.
A mostra, composta por 40 obras em diversas técnicas executadas pelo arquiteto Carlos Pina, e que retratam edifícios religiosos de Mato Grosso desde o século XVIII, é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso; Museu de Arte Sacra; Ação Cultural, Prefeitura Municipal de Campo Verde; Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Esporte e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Conforme o curador da exposição, Robinson de Carvalho Araújo, Arquiteto, e Urbanista e Superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico, o estado tem sido, desde sua origem, marcado pela construção de edifícios religiosos que definem a paisagem local a partir de uma extraordinária riqueza de elementos arquitetônicos.
Para Viviene Lozi, diretora da Ação Cultural, “essa exposição é importante por apresentar e transmitir significados da arquitetura de Mato Grosso, simbólicos, religiosos, enquanto patrimônio cultural significativos que trazem a sua materialidade e imaterialidade, além da sua importância comunitária, que fornece serviços sociais e são pontos de encontros para membros da comunidade religiosa, e por serem destinos turísticos populares”.
Sobre o artista
Carlos Pina é natural de Cuiabá-MT, graduado em Arquitetura e Urbanismo e especialista em Iluminação e Design de Interiores.
Sua maior inspiração vem das paisagens urbanas, apresentadas de forma artística e visual, utilizando técnicas mistas em aquarela, grafite, lápis aquarelado e marcadores sobre papel. Nos revestimentos cerâmicos marcadores e verniz fixador em spray sobre cerâmica. A exposição também conta com dois trabalhos em pirogravura sobre madeira.
A mostra será aberta oficialmente às 19h00 do dia 22 de setembro.