24 de Julho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 22 de Novembro de 2021, 06:30 - A | A

Segunda-feira, 22 de Novembro de 2021, 06h:30 - A | A

DESENVOLVIMENTO

Campo Verde recebe diversas autoridades para falar sobre a chegada dos trilhos

A cidade foi escolhida para a realização do II Seminário Multimodal de Mato Grosso

Da Redação

Na semana passada, Campo Verde recebeu pela primeira vez autoridades da política, entidades representativas e estudiosos da área de transportes para falar abertamente a população sobre os impactos da chegada da ferrovia ao município.  A cidade foi escolhida para a realização do II Seminário Multimodal de Mato Grosso.

O evento promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso com o apoio da Prefeitura de Campo Verde, foi idealizado por lideranças políticas, mas foi acompanhado por diversos setores da comunidade de Campo Verde e região, inclusive estudantes.

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O II Seminário Multimodal de Mato Grosso foi realizado no ginásio da Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, o objetivo principal do evento foi de apresentar os aspectos principais que podem realmente sofrer maior impacto na cidade assim que os trilhos começarem a ser instalados.

seminário 03.jpg

 

 

Pouco se falou em aspectos negativos, mas o que foi exposto deixou empolgado quem esteve no local, um público de aproximadamente 400 pessoas.

O deputado Wilson Santos (PSDB) foi um dos palestrantes que deixou bem claro o potencial evolutivo do município com a chegada dos trilhos, segundo ele, a cidade sai na frente de outros municípios, já que abriu espaço para discutir as mudanças que ocorrerão com a chegada dos trilhos. “Campo Verde larga na frente das demais cidades, pois está se propondo a discutir essas questões de maneira antecipada, de modo a planejar seu futuro. É claro que depende da força política e de articulação da administração municipal, mas a cidade está preparada para receber o terminal de cargas, além disso, somente a questão da ferrovia já será uma evolução tremenda, que deverá ser absorvida pela população”.

O deputado ainda frisou que a ferrovia é um sonho antigo de Mato Grosso, que muitas vezes ficou para trás de outras regiões por não ter uma logística moderna, apesar de ser o maior produtor do agronegócio brasileiro.

Já é certo que Campo Verde receberá duas pernas da ferrovia um dos ramais vai interligar o município com a capital Cuiabá, enquanto o outro seguirá até Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. A iniciativa de autorizar a construção de uma ferrovia estadual é inédita na história do Mato Grosso. 

O prefeito de Campo Verde Alexandre Lopes frisou na ocasião que a passagem dos trilhos já é uma realidade a qual temos que nos adaptar.  “Agora a questão do terminal é uma disputa que seguimos firmes, não é somente Campo Verde que deseja esse terminal que deve trazer evolução desde seu início já que vai demandar uma estrutura e gerar empregos, mas também por toda a operação que deverá ser realizada nele, ligando norte a sul do pais, trazendo uma inegável evolução para a região em que está inserido”.

O prefeito ainda falou sobre a chegada da FS ao município de Primavera do Leste, que anunciou investimentos milionários.  “É muito bom para toda a região, inclusive para nós que também somos grandes produtores e teremos onde vender nossos produtos com uma menor distância, porém, isso não quer dizer que essa disputa pelo terminal (ferroviário) está findada, acredito que temos chances nesta disputa assim como outras cidades que também se candidataram”.

Já o palestrante Edeon Vaz, que é Diretor Executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso, revelou que Campo Verde está entre um número pequeno de municípios brasileiros a reunir tantas vantagens para receber os trilhos, mas que a cidade tem que estar preparada para o que futuro vai exigir, pois quanto mais evolução, mais serão exigidos da população qualificação para atuar neste setor. “É uma relação em que todos devem sair ganhando, não existe prejuízos nestes casos, mas é necessário que a cidade tenha infraestrutura para que não cresça de maneira desordenada”.

Um dos idealizadores do seminário, vereador Professor Fabinho (Fábio Alves- SOL) se disse satisfeito pelo alcance do evento. “A cidade vai receber os trilhos é justo que toda a comunidade saiba o quem vem pela frente e se prepare para os desafios”.

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]