A Secretaria Municipal de Educação de Campo Verde, firmou parceria com a empresa do Grupo Empresarial Mato Grosso em Evolução - GEMTE, com o intuito de contribuir para elevar a educação do município e promover uma sociedade com mais oportunidades.
Na semana passada a equipe da secretaria de Educação, participou de uma formação presencial em Cuiabá, junto as equipes das cidades de Diamantino, Barra do Bugres, com professores da Dom Cabral e do Programa GEMTE. Também estiveram presentes na abertura do programa representantes da Secretaria Estado de Educação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
O diretor executivo do GEMTE, Guilherme Alves, explica que está trazendo para Campo Verde um projeto chamado GEMTE, o mesmo que fizeram no Estado, que vai contribuir na área de educação com o objetivo de definir as prioridades dos indicadores e de gestão para que o município avance cada vez mais no processo da educação. “Vamos construir um diagnóstico com um planejamento estratégico do município na área de educação sem custo nenhum para o município, com o objetivo de auxiliar a equipe técnica, o secretário de educação e toda equipe técnica no encontro de soluções e prioridades que possam vir a transformar a educação das cidades e levá-la a um nível de qualidade é extremamente positivo. Nós teremos cinco municípios no estado que vão fazer esse trabalho, Chapada, Campo Verde, Canarana, Barra do Bugres e Diamantino e a partir desses municípios nós queremos expandir para mais municípios. Mas acredito que essa experiência vai ser um ótimo exemplo que vai levar o crescimento da educação e que vai servir também de apoio à construção de uma nova educação para outros municípios do estado assim como nós apoiamos o estado do Mato Grosso, a Secretaria de Educação do Estado e na construção do planejamento, do diagnóstico, e da Educação dez anos que é o plano é para os próximos dez anos que tem como base todo o apoio que o GEMTE, ofereceu esse trabalho”.
A parceria prevê a contratação, através do GEMTE, da Fundação Dom Cabral para elaborar novos projetos e novas políticas públicas para Campo Verde, um dos cinco municípios contemplados com essa parceria.
Conforme explicou o diretor-executivo do GEMTE, Guilherme Alves, o grupo tem como mantenedoras 21 grandes empresas e empresários. “Nosso objetivo é ser relevante e apoiar o Estado e os Municípios na construção de políticas públicas que elevem o patamar de qualidade da educação para um nível bem melhor e maior do que nós estamos vivenciando hoje”, explicou ele.
O diretor-executivo explicou também que a atuação do GEMTE é focada na construção de planejamento estratégico e de diagnósticos. “E de pensar gestão indicadores que visam apoiar tanto o Estado quanto os Municípios a objetivar isso”, observou ele.
Guilherme destacou também que o GEMTE teve participação na elaboração do Programa Educação 10, desenvolvido pelo Governo Estadual. “É um programa que foi montado e balizado em cima de um diagnóstico, de um planejamento estratégico no qual o GEMTE deu apoio ao Estado de Mato Grosso”, ressaltou.
Ele frisou também que o Programa vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos três anos. Nesse período já foram implantadas 30 políticas públicas e 150 projetos. “Com essa experiência que nós damos apoio e somos relevantes nesse trabalho, nós estamos levando [as políticas públicas e os projetos] para os municípios, adequados às características de cada um deles”, explicou.
SOBRE O PROGRAME GEMTE
GEMTE é uma iniciativa que surgiu a partir da união de empresários e profissionais do setor privado, que se reuniram a fim de apoiar o desenvolvimento da educação no estado de Mato Grosso, de forma consistente e sustentável. Através da utilização de recursos intelectuais, financeiros e da construção de parcerias, nossa intenção é contribuir na implementação de programas e projetos de impacto educacional.
Nosso principal objetivo é apoiar, defender e acompanhar a implementação de um amplo programa de desenvolvimento da educação pública municipal e estadual para o Estado de Mato Grosso, para que este se torne uma referência nacional em até 20 anos.