O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou no início de outubro os números da pecuária nos 141 municípios de Mato Grosso referentes ao ano passado. Em duas das atividades, Campo Verde ocupa lugar de destaque na produção de Peixe e na criação de criação de codornas, ficando na segunda e primeira posição respectivamente entre os municípios de Mato Grosso.
De acordo com os números do IBGE, o município é o 2º maior criador de peixes em cativeiro. Em 2020, Campo Verde produziu 2,22 mil de toneladas, enquanto Sorriso ficou com o 1º lugar com uma produção de 2,96 mil toneladas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
A espécie com maior volume produzido em Campo Verde foi a tilápia, com 1,34 mil toneladas, o que deu ao município o 1º lugar no ranking estadual de produção da espécie, mesma classificação para a produção de alevinos, que ficou em 9,9 milhões de unidades.
Em seguida, aparecem os bagres, pintado, cachara, cachapira, pintachara e surubim, com 656,6 toneladas, quantidade que garantiu ao município o 2º lugar no estado no ranking de produção da espécie. Tambacu e tambatinga foram produzidas 56,1 toneladas.
Na criação do tambaqui, espécie com grande aceitação no mercado, Campo Verde ficou em 5º lugar, tendo produzido 145,0 toneladas no ano passado. O município é também o maior produtor de matrinchã em cativeiro do Mato Grosso, com 10,0 toneladas produzidas no último ano. Pacu, piauçu, piapara e piava renderam 20,9 toneladas e o 3º lugar entre os maiores produtores da espécie.
Conforme os números do IBGE, a aquicultura gerou uma receita de R$ 12,8 milhões em Campo Verde.
CODORNAS
Uma atividade que na maioria das vezes ocupa lugar secundário na economia de um município e passa despercebida pela população, deu a Campo Verde o título de maior criador de Mato Grosso: a criação de codornas.
De acordo com o IBGE, em 2020 eram criadas nos aviários de Campo Verde 159.504 codornas, que produziram 29,8 milhões de ovos. A atividade gerou naquele ano uma receita de R$ 3,2 milhões.
Além de garantir o primeiro lugar no ranking estadual, os números colocaram Campo Verde na 24ª colocação entre os maiores criadores do Brasil.
*Com informações de Valmir Faria