O programa ‘Qualifica Campo Verde’ lançado pela prefeitura, oferta 800 vagas em cursos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT). O lançamento aconteceu junto com a inauguração da unidade da instituição em Campo Verde, que será vinculada ao Senai de Rondonópolis.
Ao todo, serão 40 turmas distribuídas em 10 áreas tecnológicas como vestuário, têxtil, construção civil, tecnologia da informação, gestão, eletroeletrônica, automotiva, metalomecânica, logística, alimentos e bebidas que serão executadas em 24 meses. Na avaliação do diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, essa é uma oportunidade de contribuir com a melhoria da vida das pessoas da região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
“O setor produtivo cada vez mais demanda profissionais qualificados e novas competências, com capacidade de resolver problemas, com capacidade crítica, com capacidade de serem produtivos e tornarem as empresas mais perenes. É pra isso que o Senai tá aqui. Pra transformar pessoas, pra pegar pessoas que não tem hoje uma qualificação técnica e portanto estão em subemprego ou em situações de vulnerabilidade social e prepará-las pra subir em postos de trabalho”, pontua.
O Qualifica Campo Verde é um programa de educação profissional, que por meio de cursos, visa a inclusão social e o desenvolvimento regional a ser ofertada à população de forma gratuita. O prefeito do município, Alexandre Lopes, investir neste programa é auxiliar a população que mais precisa com acesso a capacitação e incremento salarial.
“Campo Verde tem diversas vocações, uma dela é a nossa indústria. Os nossos produtos primários são transformados em produtos industrializados e paralelo a isso a necessidade de mão de obra qualificada, que agora com essa a parceria entre a prefeitura e o Senai, com essa unidade formadora que tem bons cursos densos que realmente vai influenciar diretamente na qualidade de vida uma vez que a formação permite a gente tenha melhores rendas, como também uma formação com instrução diferenciada”, reforça.
O programa tem investimentos, entre Prefeitura e contrapartida Senai, na ordem de R$ 2.039.520,00 com o objetivo de oportunizar a qualificação profissional que dá acesso ao emprego, gera autonomia e renda da população do município.
Para efetuar a matrícula é necessário que os interessados procurem a unidade do Senai em Campo Verde com os documentos pessoais e um comprovante de endereço para efetivar a inscrição.
Senai Campo Verde
Localizado na Avenida Eugênio Prati, no Loteamento Greenville, em frente ao Agro Cerrado, o Senai de Campo Verde possui 360 m² distribuídos em um laboratório multiuso, um laboratório de informática e quatro salas de aula convencionais. O horário de funcionamento da unidade é de 7h30 às 22h.
A nova unidade, implantada por meio de uma parceria entre o SENAI e a prefeitura, vai ofertar inicialmente, cinco cursos que beneficiarão mais de 200 trabalhadores. Os cursos são de operador de máquinas e implementos agrícolas, costureira industrial, assistente administrativo com informática, assistente contábil e assistente de recursos humanos.
Para o próximo ano está programada a realização dos cursos de armador de estruturas pesadas, montador de andaimes, formas e escoramento; operador de rolo compactador, trator de pneu e caminhão-pipa; operador de caminhão basculante, operador de caminhão betoneira, operador de escavadeira hidráulica, operador de motoniveladora, operador de pá-carregadeira, operador de retroescavadeira, revestimentos cerâmicos, carpinteiro de estrutura de telhado, construtor de alvenaria, pintor de obras imobiliárias, costureiro industrial do vestuário e operador do processo de fiação.
O SENAI de Campo Verde começou as atividades na quarta-feira (5), com o início do curso de assistente contábil. “Essa parceria é inédita na proporção que ela se firma hoje”, destacou Carlos Eduardo Braguini, diretor regional do SENAI/MT. “Um esforço importante do SENAI, um esforço importante da Prefeitura para que juntos pudessem colocar as suas melhores competências para permitir que a população tenha acesso a um equipamento de qualificação profissional como é esse que nós estamos lançando aqui hoje”, completou.