Os municípios de Sinop, Tangará da Serra e Campo Verde foram eleitos pelo Tribunal de contas do Estado (TCE-MT) como "case de sucesso" após terem alcançado resultados positivos na gestão e na prestação de serviços públicos previstos no Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI).
Ao todo, 39 cidades de Mato Grosso aderiram ao planejamento, que teve início em 2012. A meta era introduzir na administração pública a cultura do planejamento e garantir a melhoria dos serviços públicos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
Conforme levantamento realizado pelo TCE, em Sinop, serviços públicos como o abastecimento e tratamento de água, redução da mortandade por causas externas, redução do número de acidentes de trânsito e redução das reclamações junto ao Procon tiveram melhoras significativas.
Os prefeitos das três cidades assinam, nesta sexta (15), um termo de compromisso com o TCE para que, além da implantação do Planejamento Estratégico, também sejam intensificadas ações referentes aos outros projetos como a melhoria dos canais de acesso à informação e transparência, controle gerencial de obras com uso da ferramenta Geo-obras e modernização institucional com o uso de tecnologia digital.
O PDI foi implantado há quatro anos e neste primeiro semestre foi realizado um diagnóstico sobre cada um dos municípios. Os resultados foram submetidos ao presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Antonio Joaquim.
Além das três cidades apontadas como "case de sucesso", também foram realizadas visitas técnicas nos 39 municípios que aderiram ao programa e feitas capacitações nos municípios de Água Boa, Barra do Garças, Querência, Várzea Grande, Cuiabá e Sinop. Para 2017, o TCE deve implantar mais um projeto no PDI e novos municípios farão parte do programa.
(Do RD News com Assessoria)