21 de Julho de2024


Área Restrita

NOTÍCIAS DE CAMPO VERDE Segunda-feira, 26 de Julho de 2021, 06:30 - A | A

Segunda-feira, 26 de Julho de 2021, 06h:30 - A | A

POLICIAMENTO

Campo Verde conta com patrulhamento rural exclusivo da Polícia Militar

Projeto está em funcionamento há 15 dias no município

Da Redação

O projeto Patrulhamento Rural, implantado no estado de Mato Grosso pela Polícia Militar com o apoio dos produtores rurais, está crescendo. Começou com um projeto piloto no Sindicato Rural de Rondonópolis, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), para coibir os crimes nas fazendas. Na última quinta-feira (22) o projeto que está em funcionamento há 15 dias em Campo Verde foi apresentado aos produtores em reunião realizada no Sindicato Rural. 

Segundo o Tenente Coronel Anderson Luiz, comandante da 8° CIPM de Campo Verde, neste momento foi disponibilizada uma viatura Renault Duster, que já está realizando esse trabalho nas comunidades rurais da cidade. “Ela fica exclusivamente nas zonas rurais da cidade, sempre com dois ou mais policiais bem treinados e armados, para que quando necessário possam agir com rapidez, atendendo o anseio das comunidades rurais que vinham se sentindo inseguras, já que o deslocamento de uma viatura da cidade até algumas localidades rurais do município era muito moroso”, lembrou.     

✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp

O trabalho de patrulhamento rural na cidade foi georreferenciado, ou seja, todo quadrante das áreas rurais do município foram computadas e divididas em três partes, neste momento, devido ainda a falta de maior efetivo, cada um desses quadrantes deve receber a patrulha três vezes por semana em dias aleatórios, porém, o objetivo é que em breve com a chegada de maior efetivo que já foi prometido às autoridades locais. A cidade deve receber mais uma viatura, uma caminhonete 4X4, e praticamente dobrar o seu efetivo de policiais que está baixo há bastante tempo.

Na reunião, segundo o tenente-coronel, foi possível construir relacionamentos que podem se transformar em futuras parcerias para expansão e padronização da patrulha rural. Inclusive as propriedades cadastradas ganham uma placa com identificação para serem colocadas nas entradas, com o aviso que é parceira da PM e com um número, esse número indica a localidade exata da propriedade, contato e número de moradores, em um momento de emergência, somente o número é necessário para que a polícia possa agir.

Outro dispositivo que vem ajudando no patrulhamento, são os grupos de aplicativos de mensagem de cada um dos quadrantes, onde é realizada a comunicação da população que vive nas áreas rurais com a Polícia Militar e também entre eles quando o assunto é segurança.          

Sobre os primeiros passos, o coronel salientou que os produtores rurais abrem as porteiras das propriedades e fornecem informações importantes para o início do monitoramento. “Nessa situação é importante aproximar a polícia e os produtores para que tenham confiança em abrir as propriedades e fornecer as informações necessárias. Durante as visitas, o policial coleta dados com o produtor e orienta sobre segurança”, explicou o comandante.

A partir daí os dados vão para um cadastro da PM. A fazenda passa a ser georreferenciada e recebe uma placa de identificação com um número exclusivo.

Álbum de fotos

Comente esta notícia

Rua Rondonópolis - Centro - 91 - Primavera do Leste - MT

(66) 3498-1615

[email protected]