Como sempre são divulgados após dois meses sequenciais, saiu os números do CAGED de janeiro em relação ao emprego e desemprego, no país, estados e municípios.
✅ Clique aqui para seguir o canal do CliqueF5 no WhatsApp
E os números demonstram uma recuperação em sentido geral, o sentimento otimista de que a crise está diminuindo, a inflação se estabilizando, atraí novamente os empresários a realizarem investimentos, que consequentemente geram empregos.
Em Campo Verde, depois de três meses de queda livre na geração de empregos, janeiro apareceu com saldo positivo, tímido, principalmente se com parados a outros municípios, mas já um inicio da recuperação.
O saldo do município ficou em 45 empregos, impulsionados pela primeira vez durante quase um ano pelo setor de Comércio, com 30 empregos e serviços com 44 empregos gerados, outros setores com saldo positivo foram: Indústria de Transformação (12) e Construção Civil (9). O setor que mais gera empregos na região, o agronegócio, este mês teve queda de -48 empregos, deixando a média de empregos no município abaixo das expectativas.
Outro município da microrregião, Primavera do Leste, gerou nada menos que 789 vagas neste mês. Número muito expressivo do município vizinho, que também vinha colecionando quedas e até tinha fechado o ano de 2016 com saldo negativo na geração de empregos. Boa parte dessa geração de empregos foi de responsabilidade do setor agrícola, que obteve um saldo de 404 contratações. Os serviços também geraram mais de 300 vagas no município e o comércio 64.
O estado também surpreendeu após um ano de 2016 de quedas acentuadas nos empregos, o ano de 2017 começou com saldo positivo de 10.010 empregos, número expressivo, principalmente se comprado com a média nacional de – 40.864 empregos.
Vale lembrar que os números demonstrados acima dizem respeito somente aos empregos formais, ou seja, com carteira assinada. Segundo o observatório de ocupação do Ministério do Trabalho, o estado de Mato Grosso possui quase 39% de sua população trabalhando atualmente no mercado informal de empregos.